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Programação



Dia  2 de setembro (terça-feira)


17h

Estrecho Adventure
filme de Valeriano López (1996, 6'25'')
Estrecho Adventure analisa a imigração procedente das costas norteafricanas e adota o formato visual de videojogo. Numa primeira parte o foco principal é Abdul, personagem principal que deve superar uma série de obstáculos para cruzar a fronteira. A segunda parte do vídeo nos mostra as ruas de uma cidade marroquina onde as crianças brincam com um videojogo.
Cuando los hombres lloran
filme Yasmine Kassari (2000, 57')
Documentário rodado na Andaluzia, trata da imigração clandestina dos marroquinos na Espanha. A clarividência política não é a única virtude deste filme que narra também, de maneira digna, a impotência e a vergonha desses homens incapazes de voltar à sua terra e revelar o fracasso de seus sonhos.
Living in Barcelona
filme Zohr Rehihil (2001, 15’)
Numa pequena oficina realizada em Barcelona, Zohr realizou este vídeo sobre a imigração marroquina na mencionada cidade, um dos principais destinos dos imigrantes magrebinos na Espanha.
Boujad, a nest in the heat
filme Hakim Belabbes (1992, 45’)
Boujad constitui um olhar pessoal e angustiado aos temas da separação, a independência e o retorno. É a crônica da viagem que o diretor do filme realizou desde sua casa em Chicago até a sua cidade natal, Boujad (Marrocos).
 
19h30
Transacciones/FADAIAT: produção, autoria, circulação
conferência de Joaquín Vázquez (co-fundador e membro de BNV Producciones)

"Somos mouros, estamos negros”: as marcas do árabe nas novas transações culturais
diálogo entre Joaquín Vázquez e Pedro G. Romero (curador do Projeto Rasgos árabes)
 

Dia 3 de setembro (quarta-feira)
Políticas

16h
Barnabé, tu és meu
filme de José Carlos Burle (1952, 90')

O Baile Perfumado

filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira (1997, 93’)
A representação do árabe nestes filmes recebe dois tratamentos distintos,o que mostra sua trajetória singular no cinema brasileiro. Em “Barnabé, tu es meu”, o estereótipo do mundo árabe de palácios, véus e sultões é anarquizado por Oscarito (Barnabé) e Grande Otelo (Abdula) numa delirante carnavalização às superproduções hollywoodianas, típica das paródias das chanchadas da Atlântida. Na comédia de José Carlos Burle, a popular dupla de comediantes (Barnabé, malandro carioca confundido com o sexto herdeiro de Salomão por ter uma estrela de David tatuada na mão, e Abdula, o abanador-mor
da princesa Zuleima) terminam ludibriando o amável Salomão, mascate a quem Barnabé deve dinheiro e que faz apenas breves aparições. Em “ O Balie Perfumado” baseado numa história real, o mascate libanês Benjamin Abrahão embrenha-se no sertão para filmar Lampião e seu bando, e o imigrante árabe que até então fizera papéis pequenos, embora marcantes, em filmes como O Cangaceiro e Corisco, o Diabo Louro, torna-se protagonista. Ao colocar em meio à ficção as próprias cenas filmadas por Abrahão em 1936 o filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira subverte o “gênero” do cangaço e questiona os limites entre a realidade e a representação.

 
19h30 
Apresentação geral do projeto De rasgos árabes...
Ana Tomé (diretora do Centro Cultural da Espanha em SP), Pedro G. Romero (artista e curador do projeto), Michel Sleiman (Professor de língua e literatura árabe no Depto de Letras Orientais da USP) e Fernando Gerheim (escritor, artista, professor de literatura, cinema e artes)

Árabes e muçulmanos na Tríplice Fronteira: construções discursivas e formações identitárias
conversa entre Silvia Montenegro (Doutora em Sociologia pela UFRJ), Fernando Rabossi (Doutor em antropologia social pela UFRJ) e Paulo Hilu da Rocha Pinto (mediador e professor do Departamento de antropologia e coordenador do núcleo de estudos sobre o oriente médio, na Universidade Federal Fluminense)
A Tríplice Fronteira é a zona de encontro de diferentes culturas formada pelas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad del Este, no Paraguai,e Puerto Iguazú, na Argentina, e tem como principal marca a presença de novos imigrantes libaneses e palestinos saindo de uma situação deconflito no Oriente Médio, que são atraídos para a região pela possibilidade de prosperar com o comércio e pela comunidade de imigrantes já estabelecida na área.
 

Dia 4 de setembro (quinta-feira)
Histórias
 
16h
Noite Vazia
filme de Walter Hugo Khoury (1964, 93')
Navalha na Carne
filme de Braz Cediak (1970, 90')
Noite Vazia e Navalha na Carne mostram duas visões distintas do amore do erotismo em universos antagônicos: em Noite Vazia, a alta burguesia e o submundo da prostituição e da marginalidade. Walter Hugo Khoury narra a históriade dois amigos da elite paulistana que terminam a noite com prostitutas de luxo (Norma Bengell e Odete Lara) depois de rodarem as boates da cidade buscando fugir em vão de suas existências vazias. O filme, com produção da Vera Cruz e indicado à Palma de Ouro de Cannes em 1965,mostra o estilo próprio, de alto rigor estético, criado por Khoury, diretor singular no panorama da época dominado pelo Cinema Novo e por preocupações sociais. Em Navalha na Carne, adaptação da peça homônima de Plínio Marcos, Braz Chediak mostra uma visão do amor e do erotismo no sórdido universo da marginalidade por meio da história da prostituta Neusa (Glauce Rocha), do cafetão Vado (Jece Valadão) e do homossexual Veludo (Emiliano Queiroz). Louvado pela crítica e considerado o melhor filme de Chediak, é também uma obra singular no início da década de 1970, época do cinema marginal e do começo das pornochanchadas Estes dois filmes dirigidos por descendentes de libaneses são marcos da cinematografia brasileira.
 
19h30
Apresentação do projeto De rasgos árabes... no Brasil
Michel Sleiman e Fernando Gerheim

Imigração, memória e orientalismo
diálogo entre Milton Hatoum e Alberto Mussa (escritores)
 
21h30 
Artificial
concerto de Kamal Kassin
Concerto pop eletrônico programado por Kamal Kassin no Game Boy, um jogo eletrônico portátil primitivo que o músico usou para compor quando excursionava pelo interior dos Estados Unidos em 2002 e não tinha estúdio para gravar. Kassin criou o projeto Artificial e nomeou o álbum Free USA. Compositor, instrumentista e produtor musical, o leque pop experimental dos trabalhos de Kassin vai desde a Orquestra Imperial, com repertório de sambas de gafieira, passando pelo projeto +2, com Moreno Veloso e Domenico Lancellotti, em que a cada álbum dois deles acompanham o trabalho solo do outro, até a produção dos CDs de Caetano Veloso, Jorge Mautner, Vanessa da Matta e Los Hermanos, entre outros.
 
 
Dia 5 de setembro (sexta-feira)
Mitologias


17h
Madame Satã
filme de Karim Aïnouz (2002, 83')
A Lapa boemia do Rio de Janeiro da década de 1930, em que o homossexual,negro e analfabeto João Francisco dos Santos (Lázaro Ramos) se recusa a submeter-se à opressão é o tema do filme de Karim Aïnouz, baseado em um personagem real. João revolta-se contra sua condição de exclusão,seja com a capoeira ou com a arma de fogo, e alterna temporadas na prisão com a vida “em família” com a prostituta Laurita e o também negro homossexual Tabu; o caso com o amante que o trai e entrega-o à polícia; e michês com homens que o procuram furtivamente. Neste mundo em que erotismo, violência e exclusão se confundem, ele acaba conseguindo realizar o sonho de ser um artista transformista subindo ao palco improvisado dobar Danúbio Azul, e cria para o carnaval a emblemática fantasia de Madame Satã, título de um filme de Cecil B. de Mille. As cores noturnas que evocam a sensualidade desse mundo de amores proibidos, por vezes com imagens desfocadas e fora do “raccord”, fazem com que o filme do cineasta cearense de origem berbere Karim Aïnouz ecoe em seu alto teor erótico Un chant d’Amour, filmado por Jean Genet no norte da África.
 
19h30
Apresentação do projeto de rasgos árabes... na América Latina
Pedro G. Romero

O Islã Africano na Diáspora: Tates-Corongos, Insurreição e Resistência Negra no Brasil Imperial
conferência de Rogério de Oliveira Ribas (Professor Depto de História da UFF e especialista no estudo da sociedade arábico-muçulmana)
 
21h30
A moura encantada - Os árabes na tradição musical luso-brasileira
Concepção de Anna Maria Kieffer
Com Anna Maria Kieffer (mezzo-soprano), Sami Bordokan (voz e alaúde árabe), Cláudio Kairouz (qanoun), William Bordokan (percussão) e  Sebastião Marinho e cantador repentista.
O concerto concebido por Anna Maria Kieffer, com arranjos próprios e de Sami Bordokan, refaz a trajetória desde a Idade Média até nossos dias, mostrando como a presença moura ao longo de oito séculos na península ibérica foi trazida para o Brasil pela colonização portuguesa, incorporou-se à nossa formação cultural e pode ser encontrada na música que se faz hoje. O concerto se origina de uma pesquisa realizada pelos músicos e compila peças dessas várias épocas, algumas executadas com instrumentos tradicionais. A fábula “A moura encantada” alude à essa presença através dos tempos.


De 2 a 5 de setembro
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
 
Lucia Koch - Conjunto K, 2008
Intervenção com padrões recortados a laser; fundo refletor; piso iluminado; sistema tuboLED
O trabalho de Lucia Koch nos sugere, em seu tratamento da luz e na utilização da arquitetura como linguagem, a mesma pergunta que surge a partir da morte do brasileiro Menezes: aonde está o árabe? Ela apropria-se de elementos de influência mourisca que se adaptaram e se incorporaram à arquitetura brasileira e aproximam os trópicos do oriente – esses dois modelos “periféricos” de civilização. 
 
Frente 3 de Fevereiro - A morte de Flavio Sant’ana / Trilogia das bandeiras
Série de 2 múltiplos em formato de postal (10cm x 15cm; 4 x 1) para reprodução
Coletivo formado por 21 pessoas, entre artistas plásticos, músicos, atores, cineasta, cenógrafo, designer gráfico, historiador, socióloga e advogado. Suas ações sempre políticas são planejadas para o espaço público e freqüentemente para uma escala de massa, infiltrando-se no circuito midiático.
 
Projeção contínua do documentário: Que teus olhos sejam atendidos, de Luiz Fernando Carvalho (2000, 171')
Ao ser lançado em 1975, Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, torna-se imediatamente um clássico da literatura brasileira. Em 1998, decididido a transformá-lo em filme, Luiz Fernando Carvalho vai ao Líbano com o escritor e de sua pesquisa surge o documentário Que teus olhos sejam atendidos,expressão árabe para desejar a alguém que realize seus desejos.
 
Local: Cinemateca Brasileira (Sala Cinemateca BNDS)
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo
Informações: 3512-6111 ramal 275

Lotação: 210  Lugares
 
Seminários, concertos e intervenções: Entrada Franca
Filmes: R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia-entrada) e grátis para estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas, mediante apresentação de carteirinha.