Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MAR - Museu de Arte do Rio, vai fechar? / Aranhão de 700 Kg: Itaú Cultural leva Spider ao MAR

Aranhão de 700 Kg: Itaú Cultural leva Spider ao MAR

Por Diário do Porto em 28/11/2019.
Aranhão de 700 Kg: Itaú Cultural leva Spider ao MAR

Spider tem 3,5 metros e está percorrendo o Brasil

Às 16h deste sábado 30, o Museu de Arte do Rio (MAR) abre as portas para Spider, a escultura gigante da francesa Louise Bourgeois (1911-2010). Ela chegou ao Brasil em 1996, para a Bienal de São Paulo, e foi comprada pela Coleção Itaú Cultural. Ficou até 2017 no Parque Ibirapuera, ao lado do MAM/SP, depois foi para restauro em Nova York e, em dezembro, a aranha pegou a estrada.

A aranha de Bourgeois foi para Inhotim (MG), Porto Alegre, Curitiba, e chega ao charmoso museu da Praça Mauá acompanhada da gravura “Spider and Snake” e de obras da coleção do próprio MAR e do acervo particular de Paulo Herkenhoff. São desenhos, manuscritos, documentos e publicações da escultora.

O museu preparou uma programação especial, tudo de graça e com horário estendido até 19h15. Às 16h30, tem apresentação de DJ Tamy; às 18h, a banda Pietá faz show. A escultura fica no MAR até 1º de março de 2020, quando segue para Fortaleza.

“Assim como fazemos com grande parte da Coleção Itaú Cultural, tomamos a decisão de circular uma das suas mais importantes obras internacionais e ampliar o acesso do público a esta grandiosa escultura”, diz o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

Esta Spider é a primeira das seis que a artista produziu em bronze a partir de meados da década de 1990 e que estão espalhadas pelo mundo. A gravura Spider and Snake é a 15ª das 50 realizadas por Louise em 2003, com uma dimensão de 48,2 x 44,1 centímetros e também pertencente ao acervo do Itaú.

As viagens da Spider pelo Brasil são acompanhadas de um texto do crítico de arte Paulo Herkenhoff e de um vídeo de pouco mais de cinco minutos realizado pela equipe do Itaú Cultural, com relato da também crítica Verônica Stigger. Ela explica que as aranhas representam a mãe da artista, “frágil e forte”.

Diz Verônica: “A fragilidade e a força se conjugam nesta versão de Spider. À primeira vista, é uma peça imponente, até um tanto monstruosa: ela é toda em bronze, com três metros e meio de altura, oito longas patas e um núcleo central duro, todo torcido em espirais, que faz as vezes de cabeça e ventre — um grande ventre capaz de armazenar os ovos.” E conclui: “Em uma olhada mais atenta, percebe-se como, apesar da força e da rigidez do bronze, ela também é frágil, delicada: suas patas são longas e muito finas, dando a impressão de serem insuficientes para sustentar o pesado corpo da aranha.”

Feita em bronze, a escultura pesa mais de 700 quilos. O traslado exige grande cuidado e dedicação. Com a inexistência do esboço e projeto original da escultura, a equipe do Itaú Cultural criou um aparato para garantir a sua estrutura na desmontagem e remontagem. A produção do instituto desenhou uma plataforma que é colocada debaixo dela para sustentá-la. As patas, cujas pontas são de agulha, são retiradas uma a uma enquanto uma espécie de berço se eleva da plataforma para segurar o corpo do pesado aracnídeo. Para ser remontada, o caminho é o inverso.

PROGRAMAÇÃO:

🔸 10h – Abertura do museu – Entrada gratuita

*As exposições “O Rio dos Navegantes”, “Pardo é papel” e a sala imersiva “FLUXO” estarão abertas ao público, com entrada gratuita, das 10h às 19:15h.

🔸 16h – Abertura da sala “Spider (Aranha) – Entrada gratuita até as 19h.

🔸 16h30 – Apresentação da DJ Tamy – Entrada gratuita.

🔸 18h – Show da banda Pietá – Entrada gratuita.

Fonte: https://diariodoporto.com.br/aranhao-de-700-kg-itau-cultural-leva-spider-ao-mar/