Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / City in progress

City in progress

Ana Maria Tavares realizou a palestra 'Atlântica: Natureza e Artifício' no Seminário City in Progress. Este seminário faz parte da programação do Curb Center for the Arts, Enterprise & Public Policy da Fundação Vanderbuilt, na Vanderbilt University, USA.

Depois de realizar o projeto e exposição 'Natural-Natural: Paisagem e Artifício' em 2013, a artista reside atualmente em Houston e é Visiting Scholar do Humanities Research Center da Rice University onde desenvolve o projeto de pesquisa interdisciplinar e transnacional 'Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade', em colaboração com a historiadora de arquitetura Fabiola López-Durán. O objetivo principal desta pesquisa é investigar o papel da estética, da ciência e da ideologia no centro da construção de modernidade na América Latina.

Esta pesquisa levanta a questão da especificidade no estudo do modernismo. Como Andreas Huyssens tem demonstrado, não podemos falar sobre modernismo e modernidade, sem considerar arquitetura e o ambiente urbano construído entre seus principais transmissores. Nos fundamentos destes "objetos culturais", a obra artística de Tavares e a pesquisa acadêmica de López-Durán se cruzam para examinar as noções de natureza e da paisagem através da idéia de cultura e nação.


Nashville City Design Center
138 2nd Ave N #106
Nashville, TN, United States
+1 615-248-4280
Palestras: 2 as 5pm
Recepção: 5 as 6pm