Você está aqui: Página Inicial / Revista / Número 0 / Editorial / Periódico Permanente

Periódico Permanente

SobreCorpo editorialEdição AtualEdições AnterioresNormas de publicaçãoDicas para redação dos relatos criticos

 

Dicas para o relato crítico comissionado pelo Fórum Permanente

O texto deve relatar o que se passou, tendo em mente o público que não pôde estar presente e que não irá assistir ao registro em vídeo. No entanto, o relato não deve ser uma transcrição. O grande desafio é o relator conseguir fazer uma síntese: entender o que se passou/o que foi dito e "traduzir" isso para os leitores. O ideal é que os textos não sejam muito extensos, pois serão lidos principalmente na internet/na tela do computador.

Você foi convidado/convidada por algum motivo específico, relacionado à sua experiência e/ ou à sua formação intelectual. Assim, é importante que cada relator dê a sua contribuição para a discussão travada. Seja criticando, seja trazendo algumas referências. Cada relator tem um estilo diferente e isso é bastante respeitado: alguns produzem textos mais jornalísticos, outros textos mais teóricos, outros mais artísticos... O importante é que o relator contextualize a conversa, seja generoso com quem não pôde estar presente e ao mesmo tempo faça/gere uma reflexão.

Reforçando, nem todos irão assistir ao registro em vídeo do evento e depois ler o relato, por isso o relato precisa situar, antes de passar à crítica. Por outro lado, o relato não precisa de introduções básicas como informações gerais do evento, local do debate etc. – o relato será inserido dentro de um subsite do evento, que já contém todas essas informações.

Uma dica é o relator levar algo para fazer anotações e, se possível, um gravador. O gravador não é essencial, apenas pode ajudar na hora de escrever, por exemplo para citações de excertos da fala dos debatedores. Outra recomendação é o relator pedir imagens dos projetos apresentados e, quando existir, o próprio texto do palestrante. Há casos em que os relatores optaram por adensar o conteúdo das discussões através de conversas por email com os palestrantes/debatedores; esse tipo de iniciativa é muito bem vinda. Resumidamente, interessa pensar os eventos/encontros como acontecimentos únicos, mas interessa também o adensamento das discussões.

Veja [AQUI] alguns dos erros de português mais comuns que queremos evitar.

Exemplos de relatos


Conjunto de relatos críticos dos Seminários da 27a Bienal de São Paulo

 

Pesquisa nomádica e envolvimento do público

 

A tirania da visibilidade e Arte, experimento e aprendizado

 

Estou do lado da história, não do museu de arte

 

R. x eu

 

Artes do som: oposições

 

E no meio da cidade havia um rio: As margens dos rios nos processos de metropolização

 

 

Sobre o Fórum Permanente

Para nós é muito importante a questão da mediação, ou seja, aproximar o leitor do tema a ser discutido, por isso contextualizar, trazer referências teóricas, relacionar com outros temas afins,contrapor, provocar, questionar diferentes pontos de vista, sempre com o objetivo de estimular o debate, sem subestimar o leitor (evitar o erro de explicar o óbvio), mas também sem partir da premissa que o leitor é um expert no tema a ser discutido. Enfim, buscamos criar discussões que instiguem, tenham profundidade, que acrescentem conteúdo à discussão de origem.

Edições

Periódico Permanente é a revista digital trimestral do Fórum Permanente. Seus seis primeiros números serão realizados com recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, gerido pela Funarte.

Número 0

Periódico Permanente - Edição 0

Número 1

Capa vertical 2

Número 2

capa revista2 vertical

Número 3

Capa PP#03

Número 4

capaPP 4mini

Número 5

revista5c

Número 6

PP-thumbnail.jpg