uma cronologia para o museu de arte
Uma cronologia para o Museu de Arte tendo como contraponto o conceito de "anti-museu". Considera, entre outros aspectos: sua genealogia e história; sua relação com diferentes momentos da Modernidade; sua função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte; bem como importantes transformações no design e arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Leva em conta também a arte contemporânea relacionada aos epistemes da Modernidade.
Cronologia elaborada por Martin Grossmann em sua Tese de Doutorado (PhD) defendida em 1993 na University of Liverpool, Reino Unido.
por Martin Grossmann
publicado originalmente em: http://www2.eca.usp.br/prof/martin/
veja também: uma cronologia para os museus de arte no brasil
Uma “História” do Museu começa aqui:
1471-Roma- “Coleção do Capitol”
- (‘1º Museum’;Papa Sixtus IV; )
- 1539 - Como, Itália
- a palavra ‘museu’ é usada na Renascença por Paolo Giovio em referência às suas coleções.
- 1545 - Roma- Cardeal Cesi e seu‘Antiquario’:
- um “jardim de esculturas’’
- 1550 em diante - “galerias”
- (corredores) tornam-se um lugar convencional para a exposição de esculturas: o termo inglês ‘gallery’, como sinônimo de ‘museu’, tem suas origens aqui.
- 1581 - Florença
- Uffizi’s— a sua ala leste é covertida em uma ‘galeria’ de arte por Buonthlenti
- 1618 - Londres
- ‘Galeria de Antiguidades’ (Conde de Arundel)
- 1679 - Oxford
- ‘O Museu Ashmoleano ’ (o 1º “museu público”, à partir de 1683)
- 1681 - Paris- ‘Louvre’
- (acolhe às coleções do Rei)
- 1720-78 - Itália
- Giovanni Battista Piranesi (uma “consciência iluminada” ?)
- 1727- Leipzig- Alemanha
- Museographia de Caspar Friedrich Neickelius (primeira obra teórica)
-
- 1750 em diante
- Surgimento de uma Filosofia (Estética) e de uma Historia da Arte, contextualizando perspectivas históricas e teóricas e assim influenciando não só a exibição de obras de arte em museus como a tipologia destas.
- 1759 - Londres —origem do
- O Museu Britânico’ (Old Montague House)
- 1769-79 - Kassel, Alemanha
- ‘Museum Fridericianum’, por Simon Louis du Ry (o 1º museu especialmente projetado para este fim: 1/2 museu, 1/2 biblioteca)
- 1773-86 - Roma- ‘Museu Pio Clementino
- (Papa Clemente XIV) por M. Simonetti and G. Camporesi
- 1778 (até o começo do século XIX)
- Paris- prêmiações patrocinadas pela “Académie D’Architecture” para projetos de museus: … tempo de Boulée, Ledoux... arquitetos visionários; Gisors, Durand, arquitetos mais pragmáticos…
- 1780 - América
- ‘O Museu de Charles Wilson Peale’ (entretenimento considerado: … primórdios da Disneylândia…?)
- 1781 - Viena — A “Coleção Imperial”
- 1785 - Madri- ‘Prado’
- foi projetado para abrigar coleções de História Natural; reformado para alojar a “Coleção Real”
- 1792 - Paris - Revolução Francesa
- Declaração de 30 de Agosto: museus são propriedade da comunidade
- 1793 - Paris - ‘O Louvre’
- “abre suas portas para o público”
- 1806 - América- ‘Academia de Belas Artes da Pensilvânia’
- o 1º museu projetado no “Mundo Novo”
- 1801-10 - Londres
- ‘Sir John Soane’s Museum Idea’: sua ‘Casa-Museu’ em Lincoln’s Field
- 1814 - Dulwich, Londres
- - ‘Dulwich Art Gallery: o primeiro museu de arte projetado para este fim por Sir John Soane
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- 1823-50s - Londres-
- “Museu Britânico” novo prédio em estilo “Neo-Grego” por Sir Robert Smirke
- 1824 - Londres- “Galeria
- National Gallery (Museu de Belas Artes) agrupando importantes coleções de arte britânicas
- 1823-30 - Berlim
- “Velho Museu”, por Karl Friedrich von Schinkel (um produto do plano nacional de cultura da época). O paradigma de museu de arte no Iluminismo
- 1830 - Munique
- ‘Glyptothek’ , por Leo von Klenze (uma galeria para esculturas apenas, um resultante do mesmo plano cultural)
- 1830 em diante
- ‘’O Efeito Fotográfico’’…
- 1836 - Munique
- ‘’Velha Pinacoteca” por Leo von Klenze (projetado para abrigar pinturas que representem ‘’a essência do ‘Espírito Teutônico’’’)
- 1839-52 - Leningrado ( St. Petersburgo)
- ‘Novo Hermitage", pelo arquiteto alemão Leo von Klanze
- 1851 - Londres
- ‘Palácio de Cristal’ , por Sir Joseph Paxton que abriga a 1a exposição universal. Monumental construção em ferro e vidro que possibilita uma nova experiência espacial na arquitetura.
- 1857 - Londres
- ‘Os Museus de South Kensington’ (construídos graças aos recursos gerados pela 1a exposição universal)
- 1860 em diante
- de Paris ao mundo- maturação de ‘‘uma crítica de vanguarda’’ ( Diderot, Baudelaire, e seus seguidores)
- 1862- Paris- Cézanne
- e sua obra: produtos de uma morfologia eletro-eletrônica (McLuhan) ?
- 1867- Espanha-
- Biblioteca Nacional e Museu’ , (glória do passado para um país desmantelado)
- 1870 em diante- Europa e América
- arquitetura de museu e projetos museográficos sob uma perspectiva "sócio-científica’’, uma tardia consciência Pós-Revolução Francesa (e.g. os projetos de Sir Patrick Geddes ou o “Museu do Amanhã” de C.S. Stein
- 1871 - Itália
- - ‘Museo delle Terme’ (resultante da unificação da Itália)
- 1890 - Suécia
- 1º ‘’museu ao ar-livre’’ ( um outra concepção museológica emerge)
- 1899 - Londres-
- O Museus de South Kensington’ são tipificados (i) ‘The Victoria & Albert Museu’ para as artes e os ofícios e (ii) O Museu de Ciência. (a tendência moderna à especialização toma impulso aqui)
- 1917 em diante
- União Soviética - museus como “armas” na luta pela reorganização da sociedade
- 1926 - Itália-
- Museu do Império Romano (Fascismo)
- 1929 - Nova Iorque: O Museu de Arte Moderna é inaugurado
- 1930s - Alemanha Nazista
- dois tipos de museu: O Museu da Pátria (Heimatmuseum) e O Museu das Forças Armadas (Heeresmuseum)
- 1932- Nova Iorque: um "Novo Mundo"
- O Novo MoMA com arquitetura própria por P. L.Goodwin and E. D. Stone: “museu como templo ou como ‘showroom’?” (Levin). Paradigma para o Museu Modernista
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