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Uma cronologia para os Museus —de Arte— no Brasil

Esta cronologia para o Museu de Arte no Brasil tem como contraponto o conceito de "anti-museu", elaborado por Martin Grossmann em 1991 no contexto de sua pesquisa de doutorado na Inglaterra (1988-1993) e como referencia direta o documento "uma cronologia para o museu de arte" publicado aqui no site do Forum Permanente. Considera, entre outros aspectos, a particularidade da colonização portuguesa na América do Sul forjada pela transferência da corte do imperador Português Dom João VI de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1807, além dos distintos momentos históricos de um país de dimensão continental desde o século XIX, com as influências do barroco e do neo-clássico europeus, assim como do modernismo e os distintos pós-modernismos. Importante frisar que, assim como no documento "uma cronologia para o museu de arte", a Modernidade é uma importante referencia para essa cronologia, assim como a função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte. Esta cronologia leva em conta também as transformações no design e na arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Foi elaborada por Martin Grossmann nos anos 1990, no contexto da disciplina de graduação da USP (CBD 0247) ministrada na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

 


Cena do Museu Nacional no Rio de Janeiro em chamas em 2018.
Incêndio de grandes proporções destrói o edifício-sede do Museu Nacional no Rio de Janeiro | 2 de setembro de 2018
    • 1807-1808 (novembro) Rei de Portugal e sua corte deixam Lisboa por meio de uma esquadra, composta por quinze embarcações, (aproximadamente 7 mil pessoas, excluindo tripulantes). Nos porões dos navios trouxeram obras de arte, objetos dos museus, a Biblioteca Real com mais de 60 mil livros, todo o dinheiro do Tesouro português e as jóias da Coroa. Cruzaram o oceano Atlântico e chegam no Brasil em 1808 (janeiro): Rio de Janeiro torna-se a capital do Império Português.
    • 1816 A convite do Imperador Português, a Missão Artística Francesa desembarca no Rio de Janeiro, formada por pintores, escultores, arquitetos, músicos e artesãos franceses + 50 obras de arte (que formariam a base do Museu Nacional de Belas Artes).
    • 1821 O retorno de D. João VI à Portugal
    • 1822 Independência do Brasil
    • 1822-1831 Primeiro Reinado
    • 1831-1840 Segundo reinado
    • 1889 Golpe Militar em 15 de novembro instaurando a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império. O golpe destitui o então chefe de Estado, o Imperador D. Pedro II, que se exília na Europa.
    • 1889-1930 Primeira República
    • 1892 Museu Nacional é instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão, prédio originalmente de 1809 no Rio de Janeiro
    • 1895 Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga) ocupa o interior do edifício-monumento que foi projetado pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi para celebrar a Independência do Brasil, inaugurado em 1890
    • 1905 Pinacoteca do Estado de São Paulo dividindo o edifício (1897) projetado por Ramos de Azevedo na Avenida Tiradentes com o Liceu de Artes e Ofícios e mais tarde com a Escola de Belas Artes.
    • 1908 Museu Nacional de Belas Artes ocupa o prédio da Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro
    • 1922 Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo
    • 1930-1945 República Nova ou Era Vargas
    • 1930 Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, também conhecido como Golpe de 1930. Foi deposto o presidente da República Washington Luís impedindo a posse do presidente eleito Júlio Prestes, ato esse que pôs fim à 1ª República (Velha / Café com Leite). Getúlio Vargas torna-se chefe do Governo Provisório com amplos poderes. A constituição de 1891 foi revogada e Getúlio passou a governar por decretos. Getúlio nomeou interventores para todos os Governos Estaduais, com exceção de Minas Gerais. Esses interventores eram na maioria tenentes que participaram da Revolução de 1930.
    • 1932 Revolução Constitucionalista. O Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático de São Paulo, que antes apoiara a Revolução de 1930, uniram-se na Frente Única, chamada Frente Única por São Paulo Unido, em 16 de fevereiro de 1932, para exigir o fim da ditadura do "Governo Provisório", a nomeação de um político "civil e paulista" para ser o interventor federal em São Paulo, e exigir também a promulgação de uma nova constituição.
    • 1934 A USP -Universidade de São Paulo é fundada em 25 de janeiro pelo interventor federal no governo do Estado, Armando de Salles Oliveira, um politécnico articulador da Revolução de 32, cuja presença foi uma solução de conciliação entre o governo e as lideranças paulistas derrotadas.
    • 1947 Museu de Arte de São Paulo (MASP)
    • 1948 Museu de Arte Moderna de São Paulo
    • 1951 1a Bienal Internacional de São Paulo (MAM-SP). Sob direção artística de Lourival Gomes Machado, com 21 países participantes, deu-se início a Bienal de São Paulo seguindo os moldes da Bienal de Veneza, realizada desde 1895. A exposição ocupa um pavilhão temporário projetado pelos arquitetos Luís Saia e Eduardo Kneese de Mello no antigo Trianon na avenida Paulista, onde hoje está o Masp.
    • 1953 4º Centenário da Cidade de São Paulo
      • Inauguração do complexo arquitetônico-paisagístico modernista do Parque Ibirapuera
      • 2a Edição da Bienal Internacional (MAM-SP) com direção artística de Sérgio Milliet e 33 países participantes. Montada no parque Ibirapuera, em dois pavilhões do conjunto de prédios projetados por Oscar Niemeyer.
    • 1957 3ª Bienal Internacional de São Paulo. A primeira a ser realizada no Pavilhão Cecillo Matarazzo (antigo Pavilhão das Indústrias), no Ibirapuera e casa definitiva dessa mostra bi-anual. 48 países participantes.
    • 1957 MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, instalado no antigo Cassino da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer de 1946, cercado por jardins planejados por Burle Marx
    • 1958 Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Projeto de Affonso Eduardo Reidy para o Parque do Flamengo, concretizado no governo de Carlos Lacerda (1960-65), mas em planejamento desde 1953. Responsáveis pelo conjunto arquitetônico e paisagístico: Lotta Macedo Soares (presidente); Affonso Reidy (chefe) e pelos arquitetos Jorge Machado Moreira e Hélio Mamede, pelo botânico Luís Emydgio e pelo paisagista Roberto Burle Marx. O projeto foi uma resposta à construção da nova Capital no Planalto Central dotando a antiga capital com um parque recreativo, afastado da grade urbana e provendo a cidade com pistas expressas para melhorar a circulação entre os bairros da zona sul e o centro da cidade.
    • 1960 O Museu de Arte Moderna da Bahia é inaugurado com duas exposições no foyer do Teatro Castro Alves, sua sede provisória. Lina Bo Bardi é a primeira diretora da instituição. Lina sugere ao governador do Estado da Bahia a restauração do Solar do Unhão, patrimônio colonial do século XVIII, como sede definitiva para o MAM-BA.
    • 1962 Criação da Fundação Bienal de São Paulo marcando assim a sua independência do MAM-SP.
    • 1963 Extinção da Sociedade que mantinha o Museu de Arte Moderna de São Paulo e doação de toda a sua coleção para a Universidade de São Paulo
    • 1963 MAC-USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo é criado ao receber as coleções do antigo MAM-SP e as coleções particulares de Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado, instala-se no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera sob a direção de Walter Zanini (1963-1978).
    • 1963 transferência do MAM-BA do Teatro Castro Alves para o conjunto arquitetônico do Solar do Unhão às margens da Baia de todos os Santos em Salvador-Bahia.
    • 1957-68 MASP novo prédio na avenida Paulista; projeto de Lina Bo Bardi. "O MASP é a concretização, a sociabilização do museu imaginário tropicalista híbrido, antropofágico, que degusta não só Malraux, como também Mies van der Rohe, o Palácio de Cristal de Paxton, entre outras referências. O MASP equipara-se à obras emblemáticas do século XX,  como o Grande Vidro, de Duchamp (1915–1923), os Relevos Espaciais, de Hélio Oiticica, de 1959, o Conceito Espacial, de Fontana, de 1961… Quer dizer, a Lina Bo Bardi ao pensar o museu, também se apropria do modo de pensamento e ação do artista moderno, de vanguarda." (vide GROSSMANN, Martin Museu como Interface IN GROSSMANN, M. & MARIOTTI, G. Museum Art Today / Museu Arte Hoje, São Paulo, Hedra & Forum Permanente, 2011, pp 193-221)
    • 1964-1985 Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março com a deposição do presidente eleito João Goulart.
    • 1978 Fogo destrói parte significativa do acervo do MAM-RJ e da produção do artista modernista uruguaio Torres Garcia. Vide Dossiê "Patrimônio em Chamas" mantido neste site.
    • 1978 O MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, criado em 1954. Ocupa o prédio da antiga Delegacia Fiscal na Praça da Alfândega em Porto Alegre
    • 1982 CCSP- Centro Cultural São Paulo é inaugurado. Projeto dos arquitetos Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes, é o maior complexo cultural da América do Sul com quatro pavimentos e área construída de 46500 m2. Oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Coleção de Arte da cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m2.
    • 1982 SESC-Pompéia em São Paulo, projeto singular de Lina Bo Bardi, surge como um equipamento cultural inovador que harmoniza as atividades de um Centro Cultural com as de um Centro de Atividades Esportivas e de Lazer.
    • 1985 Uma seleção das mais representativas obras da coleção do MAC-USP é transferida do espaço do Museu no Pavilhão da Bienal para um edifício adjacente a Reitoria da USP, conhecido como Maquinho, pela então diretora Aracy Amaral com o intuito de sensibilizar os dirigentes dessa Universidade da importância e valor dessa coleção.
    • 1994-2014 Crise Institucional profunda do MASP-Museu de Arte de São Paulo. Vide dossiê "Masp" mantido pelo Fórum Permanente.
    • 1995 Mube – Museu Brasileiro de Esculturas; projeto de Paulo Mendes da Rocha
    • 1991-96 MAC-Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projeto de Oscar Niemeyer
    • 1995 O Instituto Cultural Itaú inaugura sua nova sede na Avenida Paulista
    • 1998 Pinacoteca do Estado é re-inaugurada após ampla reforma comandado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e por Emanuel Araújo como diretor. Esse projeto ganhou o prêmio Mies van der Rohe de arquitetura em junho de 2000.
    • 1998 Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza que além de teatros, espaços de convivência, abriga também o Museu de Arte Contemporânea do Ceará
    • 2000 Renovação da sede do MAC-USP no campus universitário do Butantã na gestão de Teixeira Coelho, com o apoio da Vitae e da Fapesp. No mesmo período foi tambem instalado um concurso internacional para nova sede do Museu na Barra Funda, em terreno cedido pela Emurb/Prefeitura da cidade de São Paulo. O projeto contou com o apoio do MinC mas foi boicotado pelo IAB e pela FAU-USP pois o projeto vencedor foi de um estrangeiro, o arquiteto franco-suíço norte americano Bernard Tschumi. Vide dossiê “Outros Espaços e Formas de Gestar os Museus em São Paulo” mantido pelo Fórum Permanente.
    • 2000 megaexposição “Mostra do Redescobrimento: Brasil+500”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Vide dossiê "Block-Buster: Edemar Cid Ferreira", mantido pelo Forum Permanente.
    • 2001 Instituto Tomie Ohtake é inaugurado como um Centro Cultural com ênfase nas Artes Plásticas, expondo regularmente a obra de Tomie Ohtake
    • 2002 Museu Niemeyer em Curitiba, Paraná (renovação e adequação do prédio a cargo de Oscar Niemeyer com a  colaboração do arquiteto Marcelo Ferraz)
    • 2006 O Inhotim —um híbrido de museu a céu aberto, parque de esculturas, jardim botânico— é aberto a visitação pública. Vide dossiê "Inhotim" mantido pelo Fórum Permanente.
    • 2007 Novo edifício para a Fundação Iberê Camargo, projeto de Álvaro Siza em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    • 2012 Inaugurada a sede definitiva do Museu de Arte Contemporânea da USP no Parque Ibirapuera após reforma que transformou o edifício de 36.000 m2,  projetado por Oscar Niemeyer para abrigar o administrativo da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.Vide dossiê “Outros Espaços e Formas de Gestar os Museus em São Paulo” mantido pelo Fórum Permanente.
    • 2013 o Museu de Arte do Rio, MAR é inagurado com o intuito de promover uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. De acordo com seu primeiro diretor e um dos idealizadores, Paulo Herkenhoff “é um museu de produção de pensamento”.  Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito local e nacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino, por meio de sua Escola do Olhar.
    • 2018 Incêndio de grandes proporções destrói o edifício-sede do Museu Nacional no Rio de Janeiro.  Vide Dossiê "Patrimônio em Chamas" mantido neste site.
    • to be continued... em processo... em atualização.


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