Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Introdução à Museologia / Cronograma 2015

Cronograma 2015

altes museum 2

Nota:  As exposições a serem visitadas aos sábados e as aulas oferecidas pelos professores convidados, serão anunciadas no decorrer do semestre.

 

AGOSTO

06 || introdução: apresentação de alunos, do professor e da disciplina.

13 || filme I: “Arca Russa”.

20 || filme II: “Arquitetura da destruição”.

27 || Discussão e comentários relativos aos filmes.

Leituras para as aulas do dia 13 / 20 / 27 de Agosto:
• MALRAUX, André, “O Museu Imaginário” In: As Vozes do Silêncio, Lisboa, Livros do Brasil, s/d (páginas: 07-124)
• BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte, São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003. (páginas: 07-169)
• CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu, São Paulo, Martins Fontes, 2006 (ler todo o último capítulo: História Pós-Moderna)

29 || Visita à exposição.

 

SETEMBRO

3  || Filme III: “Fausto”.

10  || Não haverá aula (semana da Pátria).

17 || O guia do estrangeiro na galáxia dos museus. Entrega do 1º Relato Crítico (sobre o conjunto de atividades e leituras feitas até agora) | Leia sobre como fazer um Relato Crítico

24 || Coordenadas no espaço-tempo da história e da vida.

Leituras para as aulas do dia 3 / 17 / 24 de setembro:
• FREHSE, Fraya. O Espaço na vida Social: Uma introdução.
• SIMMEL, Georg. Sociologia do Espaço
• FOUCAULT, Michel. De Espaços Outros
• LEFEBVRE, Henri. Prefácio: a produção do espaço.
• BOURDIEU, Pierre  Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado.

26|| Visita à exposição

 

OUTUBRO

1 || Pré-Modernismo / Modernismo / Pós-Modernismo.

Leituras:
• GROSSMANN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; in Revista Item, Rio de Janeiro, nº 3, 1996
• FOUCAULT, Michel.  “As Meninas”. In: Palavras e as Coisas, S.P., Martins Fontes, 1966;
• PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza, S.P., Perspectiva, 1977

8 || O fim: do museu, da história, da arte.

Leituras:
• BELTING, Hans. O Fim da Historia da Arte, São Paulo, Cosac & Naif, 2006. (ler Prefácio / Epílogo da Arte ou da História da Arte? / O Fim da História da Arte e a Cultura Atual / A História da Arte no novo museu: a busca por uma fisionomia própria).
• DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História, São Paulo, EDUSP, 2006 (ler Prefácio  / Agradecimentos / Capitulo 1 (Introdução: Moderno, Pós-Moderno e Contemporâneo) / Capitulo 10 (Museus e Milhões de Sedentos) / Pósfacio à edição brasileira por Virginia H.A. Aita.
• McEVILLEY, Thomas, “The End of Art” In The Triumph of Anti-Art; Conceptual and Perfomance Art in the Formation of Post-Modernism, New York, McPherson & Co., 2005 (pp- 362-372)

15 || Tipologias de museus de arte: arquitetura, design, ambiência.

Leituras:
• O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco; a Ideologia do Espaço da Arte, São Paulo, Martins Fontes, 2002
• GROSSMANN, Martin. Museum Imaging Modelling Modernity, Thesis (Ph.D)–Liverpool School of Architecture and Building Engineering; 1993

22 || Horário da manhã: "Educação e mediação" - Aula do professor convidado Diogo de Moraes.

Horário da noite: "Museus, midias e arte contemporânea" - Aula do professor convidado Gilberto Mariotti.

29 || Horário da manhã: "Museus, midias e arte contemporânea" - *Aula oferecida pelo professor titular Martin Grossmann.

Horário da noite: "Conservação e restauração" - Aula da professora convidada Isis Baldini.

24 || Visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo (12h)

 

 

NOVEMBRO

5 || Horário da manhã: "Conservação e restauração" - Aula da professora convidada Isis Baldini.

Horário da noite: "Educação e mediação" - Aula do professor convidado Diogo de Moraes.

7 || Visita ao Museu Lasar Segall-MLS - 14hrs.

Como preparo para a visita:

  • ver o filme (ou ler o romance) O Nome da Rosa. de Umberto Eco.
  • ler o conto "Biblioteca de Babel" de Jorge Luis Borges (que está no livro Ficções de 1944)

12 || Museu, Nação e Modos de Representação. - aula do assistente PAE: Carlos Guzmán

19 || Aula conclusiva

26|| Aula extra virtual. A partir de palestras do ICOM Brasil 2013. Entrega do 2º Relato Crítico. A sugestão é que sejam assistidas nesta ordem:

O Museu e a condição humana, O que deve acontecer quando você sai do museu, Palestra do José Wisnik, Os tempos que há no tempo

 

DEZEMBRO

3 ||  Fechamento e avaliação. Entrega do 3º Relato Crítico (sobre o conjunto das visitas feitas nos museus) | Entrega do trabalho final.

15 || Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final (frequências e notas) relativas às disciplinas do 2º período letivo de 2015.

 

  • Aulas oferecidas pelos professores convidados:
  1. Gilberto Mariotti. “Museus, mídias e arte contemporânea”.
  2. Diogo de Moraes. “Educação e mediação”.
  3. Isis Baldini. “Conservação e restauração”.
  4. Carlos Guzmán. “Museu, nação e modos de representação”.