Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 27ª Bienal / Evento pré-Bienal enfoca a política

Evento pré-Bienal enfoca a política

Seminário tem organização de Cristina Freire e discute "Reconstrução"; tema inclui migrações, diásporas e identidade Entre os palestrantes convidados, estão artistas e acadêmicos; a mexicana Minerva Cuevas é um dos destaques da programação

FOLHA DE S. PAULO

06 de junho de 2006

FOLHA Ilustrada

Fonte: CYPRIANO, F. Evento pré-Bienal enfoca a política. Folha de S. Paulo, Cad. Folha Ilustrada, 06/06/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0606200618.htm. Acesso em 16/06/2006.

Evento pré-Bienal enfoca a política

por FÁBIO CYPRIANO

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o tema "Reconstrução", começa na próxima sexta-feira o terceiro seminário que antecipa a 27ª Bienal de São Paulo, com inauguração programada para 7 de outubro. Desta vez, o evento é organizado por Cristina Freire, uma das quatro curadoras-adjuntas da Bienal, também curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP.
Segundo Freire, "reconstrução" serve como "lente para a observação do mundo contemporâneo", já que o tema inclui questões atuais como "migrações, diásporas, guerras, questões de identidade e de gênero". Como isso, uma das premissas anunciadas pela curadora da Bienal "Como Viver Junto", Lisette Lagnado, a questão política, será um dos focos centrais no próximo seminário. "Numa grande exposição como a Bienal, podemos pensar o presente sem interrogar os acontecimentos que nele ocorrem e as crises que o atravessam?", questiona Freire. E a curadora aponta de que maneira os debates irão se aproximar das questões a ser abordadas na Bienal: "Na arte, assim como na vida social, nos desejos mais íntimos, na política e na economia, encontramos muitos significados e interpretações para reconstrução. O seminário propõe identificar alguns deles e sugerir, talvez, pontos de contato entre diferentes vozes e pontos de vista multiculturais".
Como nos seminários anteriores, a programação inclui artistas e acadêmicos brasileiros e estrangeiros, como o filósofo Renato Janine Ribeiro e o arquiteto Tony Chakar, palestrantes na noite de abertura.
Um dos destaques da programação é a artista mexicana Minerva Cuevas, conhecida por ações "subversivas", como permitir que qualquer pessoa consiga uma carteira de estudante em um site. "A subversão para Minerva parte de uma utopia e, nesse caso, significa a crença de que vale a pena agir para mudar a realidade", afirma Freire.
O evento irá ainda discutir como apresentar obras de arte com caráter efêmero. "Pretendemos abordar questões relativas à reconstrução da obra contemporânea, como a remontagem de instalações."
"Reconstruir" tem vagas disponíveis, ao preço de R$ 52 (os dois dias). Inscrições podem ser feitas por telefone 0/xx/11/ 5574-5922, ramal 257, ou pelo e-mail: seminarios27bsp@bienalsaopaulo.org.br. Será possível acompanhar o seminário pela internet, ao vivo, no site www.forumpermanente.incubadora.fapesp.br.