Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Fundação Bienal de São Paulo / Bienal exclui Edemar de conselho

Bienal exclui Edemar de conselho

 

FOLHA DE S. PAULO

27 de julho de 2006

FOLHA Ilustrada

Fonte: LONGMAN, G. Bienal exclui Edemar de conselho. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 27/07/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2707200633.htm. Acesso em 27/07/2006.


Bienal exclui Edemar de conselho

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

 

30 conselheiros votaram pela saída do ex-banqueiro; houve apenas um voto pela permanência

O artista Cildo Meirelles, que havia se retirado da Bienal por conta da presença de Edemar, diz que ainda não sabe se volta



A Fundação Bienal de São Paulo empossou anteontem parte de seus conselheiros reeleitos e votou pela exclusão de Edemar Cid Ferreira do conselho. Edemar havia sido reeleito em 20 de junho, numa decisão que gerou incômodo no meio artístico e culminou com a saída de Cildo Meireles, um dos principais nomes das artes plásticas brasileiras, da mostra.
Trinta e três dos 60 conselheiros compareceram à reunião. Trinta votaram pela saída de Edemar, e houve duas abstenções (Julio Landmann, ex-presidente da Bienal, e Arnold Wald Filho). O editor Pedro Paulo Sena Madureira foi o único conselheiro a votar pela permanência do ex-banqueiro.
"Senna Madureira fez um longo discurso durante a votação. É um intelectual sofisticado, falou com argumentos e citações. Todo mundo sabe que ele conhece muito bem Edemar, de quem foi amigo e assessor", disse o arquiteto Miguel Pereira, presidente do conselho da Bienal.
Lisette Lagnado, curadora da 27ª edição da Bienal, afirmou ontem à tarde que ainda não havia recebido nenhuma manifestação de Cildo Meireles.
"Eu nunca retirei o convite. Na carta que enviou à Bienal, ele dizia que preferia ser excluído da convivência com Edemar. Isso não existe mais. Seria coerente se ele reconsiderasse a decisão", disse ela. Lagnado afirmou ainda que a reeleição de Edemar para o conselho não teve interferência sobre seu trabalho como curadora. "Tudo o que eu quis fazer foi feito."
Cildo Meireles diz não ter decidido ainda se volta ou não a participar da mostra, que começa dia 4 de outubro. "Recebi a notícia há pouco e ainda não conversei com ninguém, mas vou repensar a questão."
Edemar entrou na Fundação Bienal em 1992, como membro do conselho administrativo. Entre 1993 e 1997, foi presidente da diretoria executiva da instituição. O ex-banqueiro está preso desde maio, sob acusação de ocultar bens da Justiça. O presídio de Tremembé 2 (interior de SP), em que se encontra desde junho, é destinado a presos especiais -caso de Edemar, que tem curso superior.
O conselho da Bienal é formado por 60 membros, dos quais 15 são vitalícios. Na reunião de 20 de junho, a maior parte dos 45 conselheiros não-vitalícios foi reeleita, mas três pediram para não mais fazer parte da instituição. "Eles alegaram que não estão conseguindo acompanhar as atividades", disse Miguel Pereira.

 


Fonte: LONGMAN, G. Bienal exclui Edemar de conselho. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 27/07/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2707200633.htm. Acesso em 27/07/2006.