Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: outros espaços e formas de gestar os museus em São Paulo / Wikipédia:Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga

Wikipédia:Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga

Projeto de parceria entre o Museu Paulista da USP e a Wikipédia.

Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga é uma competição de edições na Wikipédia lusófona. Faz parte de uma série de atividades ao longo deste ano de 2020 conduzidas em colaboração pelo Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil e pelo Museu Paulista (mais conhecido como Museu do Ipiranga). O Wikiconcurso tem por objetivo estimular a participação da comunidade de editores e editoras da Wikipédia no aprimoramento dos verbetes relacionados à iniciativa GLAM do Museu Paulista, que acontece desde 2017. Sua participação pode render-lhes prêmios de até R$ 2.500,00.

Os artigos a serem melhorados são todos da grande área de interesse do conhecimento sob a guarda do Museu do Ipiranga. Isso inclui obviamente obras do acervo do museu, mas também pessoas, eventos e locais retratados nessas obras, artistas e políticos marcantes para a formação e história da instituição. Há também verbetes que contextualizam o acervo, por exemplo sobre períodos e estilos artísticos, e que oferecem um sentido administrativo do museu, por exemplo sobre coleções, exposições e publicações. São centenas de artigos com os quais se pode contribuir!

Saiba mais sobre o projeto do Novo Museu do Ipiranga, que reúne iniciativas relacionadas à reabertura do edifício-monumento do museu para o bicentenário da Independência do Brasil.

Data: 15 de março a 15 de junho de 2020

OrganizaçãoWiki Movimento BrasilMuseu Paulista

ParceriaFundação Banco do Brasil

RealizaçãoUSPFundação de Apoio à Universidade de São Paulo

InformaçõesSturm - concurso at wmnobrasil.org

Redes sociais: Visite-nos no Icon Facebook.svg Facebook e no Icon Twitter.svg Twitter (#wikiconcurso2020).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikiconcurso_Novo_Museu_do_Ipiranga