Você está aqui: Página Inicial / Relatorios Fórum Permanente / Conteúdos - Parceiros

Conteúdos - Parceiros

Outros eventos 2004 (1o. semestre)
Eventos, palestras e encontros do 1o. semestre de 2004.
Permanent Forum: Art Museums; between the private and the public realms
Martin Grossmann
Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado
Plataforma de ação e mediação cultural, operando nacional e internacionalmente, em diferentes níveis do sistema de arte contemporânea. Rede formada pelas parcerias estabelecidas desde 2003 com diversos agentes atuantes nos campos das artes e da cultura, instituições de arte e agências culturais estrangeiras. Interface cultural que se constitui, de forma híbrida e simultanea, como uma ágora, um museu-laboratório, uma revista, um arquivo vivo. Uma "floating.org", organização flutuante, inter-dependente, que se apropria de algumas características de instituições "reais", bem como de "virtuais", e estratégias de ação de diferentes atores do sistema de arte, sejam eles artistas, curadores, o público e outros produtores socio-culturais visando não só potenciá-las mas principalmente motivar o debate, o diálogo e o intercâmbio entre diferentes atores do sistema de arte local e global, desejando assim ampliar as práticas, o pensamento e também a crítica cultural. Esta estratégia visa também tornar o conhecimento e as informações produzidas neste empreendimento transparentes e disponíveis para o público.
Créditos Backup
Museus - Brasil
Palestra de Maarten Bertheux, diretor-assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã "Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento) " 22/06/2004 de 19:35 até 22:00 Pinacoteca do Estado; Pça. da Luz,
O Consulado Geral da Holanda em São Paulo, o Instituto Goethe de São Paulo, Art Unlimited e a Pinacoteca do Estado convidam para a palestra de Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda: Debatedor: Teixeira Coelho (USP) Mediação: Martin Grossmann (USP)
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Link para o site oficial da Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Banco de Imagens da Pinacoteca do Estado
Aqui você encontrará imagens do prédio e das exposições da Pinacoteca
Relato de um processo de reforma arquitetônica em um museu [resumo]
palestra de Gilles Chazal, diretor do Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris com a participação de Marcelo Araújo como debatedor
O papel da arte contemporânea no museu de belas artes [íntegra]
Construção de Acervo Como Ato Político [íntegra]
Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento)
palestra de Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda, com a participação de Teixeira Coelho como debatedor.
Publicações on-line & sites de referência
Um Grande Museu para São Paulo, por Aracy Amaral
Aracy Amaral contextualiza sua proposta de unificação dos museus de São Paulo, pensada no intuito de oferecer condições de maior projeção para nosso patrimônio artístico. Texto publicado na Folha de São Paulo, 1989.
ImageMaarten Bertheux, Martin Grossmann e Teixeira Coelho
Foto da palestra "Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento" por Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda seguida de debate com Prof. Teixeira Coelho. Realizada na Pinacoteca em 22 de Junho/2004.
Desafios para os Museus de Arte no século XXI no Brasil 02/09/2004 de 14:00 até 17:00 Instituto Goethe,
Palestrantes Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Paulo Sérgio Duarte (Fundação Ibere Camargo). Mediação de Martin Grossmann.
Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento)
palestra de Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã.
Desafios para Museus de Arte no Brasil no Século XXI [resumo]
Mesa-redonda realizada no Instituto Goethe em 02 de setembro de 2004 com Paulo Sérgio Duarte (Fundação Iberê Camargo), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães) e Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado de S. Paulo), mediada por Martin Grossmann (USP).
Os museus na pauta do dia: crises e desafios
O Estado de São Paulo - 04/09/2004 - Maria Hirszman acompanhou o encontro promovido pelo Fórum Permanente, realizado no Instituto Goethe, em que diretores de quatro instituições museológicas do País apresentaram um panorama da situação dos museus brasileiros. Participaram do encontro, que teve como mediador Martin Grossmann, Marcelo Araújo, Moacir dos Anjos, Paulo Herkenhoff e Paulo Sérgio Duarte.Transcrição de artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo
Desafios para Museus de Arte no Brasil no sec. 21 [transcrição integral]
Mesa-redonda realizada no Instituto Goethe em 02 de setembro de 2004 com Paulo Sérgio Duarte (Fundação Iberê Camargo), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães) e Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado de S. Paulo), mediada por Martin Grossmann (USP).
A reeleição de Julio Neves para o MASP, Matthew Barney, Etecetera...
Nosso antigo colaborador Clark Kent testemunha as estratégias de defesa de Julio Neves, então diretor do MASP, em antecipação aos protestos de cinco mascarados juvenis, protegido pelos “tapumes de vidro que atualmente delimitam a fronteira entre museu e população. Até Julio Neves esperava mais da classe artística”.
Gestão de arquiteto é a mais polêmica
Decisões questionáveis e perdas de público e patrocínios levaram à redução de mostras
Dossiê MASP
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passa o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo.
Dossiê MASP
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passa o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo.
Dossiê MASP
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, desde o lançamento de seu site em 2004, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passou o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo. A crise deste museu se estendeu por duas décadas, terminando com a mudança em sua presidência em 2014, quando assumiu Heitor Martins, que designou o curador Adriano Pedrosa como diretor artístico.
Como plataforma de reflexão e crítica sobre as questões do museu, o site do Fórum Permanente possui uma Revista que abriga artigos sobre o museu e políticas culturais. O Fórum Permanente convida-o a participar das novidades do site. Comentários sobre o conteúdo da Revista e submissões de artigos serão muito bemvindos. Boa leitura!
O museu no século XXI ou o museu do Século XXI?
Após um relato sobre o museu nos séculos passados, Durval de Lara Filho elenca alguns requisitos para que o museu na contemporaneidade afaste-se, finalmente, do modelo de templo de objetos consagrados. “Se o museu não mais se dirige a especialistas mas ao grande púbico, surge aí uma espécie de assimetria, pois o livre acesso físico ao museu não garante o acesso pleno às obras, visto como entendimento, compreensão e fruição.”
Julio Neves defende união para recuperar museu
Entrevista realizada com o presidente do MASP, o arquiteto Júlio Neves, que dá seu ponto de vista sobre a crise que o museu passa. Comenta sua candidatura à reeleição.
Crise cultural e financeira abala o Masp
Crise do MASP: endividado com o INSS e sem prestar contas ao Ministério da Cultura, manifestantes mascarados protestando e a classe artística mostram seu descontentamento com a instituição.
Artistas passam a ter de financiar exposições
Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo em 02 de outubro de 1997, relata a política adotada por Júlio Neves de que os artistas para exporem no Masp devem pagar os custos da exposição.
Masp cancela mostras e perde público
Artigo publicado na Folha de S. Paulo relata que a crise no MASP é demonstrada pela diminuição de público e de mostras. 12/04/2004 - Folha de S. Paulo - por Fábio Cypriano
Um Ateliê Amarelo no centro da cidade
O Ateliê Amarelo é um espaço pronto para ser ocupado por 10 artistas durante um ano. Serão cinco vagas para artistas residentes na cidade de São Paulo e cinco para o interior. É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.
Julio Neves defende união para recuperar museu
Entrevista realizada com o presidente do MASP, o arquiteto Júlio Neves, que dá seu ponto de vista sobre a crise que o museu passa. Comenta sua candidatura à reeleição.
Crise cultural e financeira abala o Masp
Crise do MASP: dívidas, protestos e descontentamentos com a gestão da instituição.
Masp cancela mostras e perde público
Mostras são canceladas, visitantes diminuindo, Masp se aprofunda na crise que em envolveu.
Artistas passam a ter de financiar exposições
Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo em 02 de outubro de 1997, relata a política adotada por Júlio Neves de que os artistas paguem para exporem no Masp.
O Masp pede socorro
Veja São Paulo faz reportagem sobre a crise financeira no MASP: profissionais dão sugestões para superar a crise da instituição.
O Masp pede socorro
Veja São Paulo faz reportagem sobre a crise financeira no MASP: profissionais dão sugestões para superar a crise da instituição.
Newsletter
As arquiteturas de museus contemporâneos como agentes no sistema da arte
David Sperling, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, discute a atualização da arquitetura do museu por meio da análise das relações entre forma e espaço em dois casos antípodas: o Guggenheim de Bilbao e o MUBE de São Paulo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Organograma Pinacoteca
Conselho da Pinacoteca
Conselheiros da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Política de Acervo da Pinacoteca
Política Educacional Pinacoteca
Política de Captação de Recursos Pinacoteca
Programação Cultural Pinacoteca
Estação Pinacoteca
Histórico Estação Pinacoteca
Visitas Monitoradas Pinacoteca
Capacitação de professores
Projeto Bem-Vindo, Professor! Pinacoteca
Programa Educativo Públicos Especiais Pinacoteca
Programa de Inclusão Sociocultural Pinacoteca
Programa Consciência Funcional Pinacoteca
Encontro com curadores da Henry Moore Foundation 08/04/2005 de 15:00 até 17:00 Pinacoteca do Estado de S. Paulo / Pça. da Luz, 2,
David Mitchinson (diretor de acervo e exposições) e Anita Feldman Bennet (curadora) da Henry Moore Foundation participam de evento presencial organizado pelo Fórum Permanente, Goethe Institut, British Council, Pinacoteca do Estado de S. Paulo e Art.Unlimited
Sobre a Henry Moore Foundation
Catherine David [íntegra]
relatório dezembro_março
relatório para o DEMA/SCESP referente aos meses de dezembro 2004 /fevereiro e março de 2005
Newsletter- março de 2005
Henry Moore Foundation [íntegra]
Workshop com David Mitchinson e Anita Bennet, da Fundação Henry Moore.
Ata da reunião de 11/04/2005
Pauta da reunião de 24/02/2005
O lançamento da Newsletter 1
Ata da reunião de 14/02/2005
Ata da reunião de 03/02/2005
Programa
Silvia Antibas e Cristina Bruno
Silvia Antibas, diretora do Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Estado da Cultura e Cristina Bruno, do Departamento de Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura, falam ao Fórum Permanente sobre Sistemas de Museus. (Maio/2005)
Relatório de abril
Relatório de atividades - maio/2005
Padrões aos Pedaços/Transmissão on-line
Patterns in Disarray/Real-time
Conferência 2: A relação entre produção artística e reflexão teórica/Resumo
Conferência 2: A relação entre produção artística e reflexão teórica/Relato do debate imersivo
Conferência 1: O sistema da arte/Textos na íntegra/Paulo Herkenhoff
Conferência 2: A relação entre produção artística e reflexão teórica/Íntegra
Fotografia moderna e historiografia brasileira: divergência e convergência.
Comunicações: dia 08 de agosto, 18h. Coordenação: Paula Braga; Auditório 1.
Paradigmas expográficos: contextos e fissuras
Comunicações: dia 09 de agosto, 17:20h. Coordenação: Daniela Kutschat; Auditório 1.
A Instituição como Interface, Ana Maria Tavares
Bem-vindo ao Fórum Permanente
Newsletter - Padrões aos Pedaços
Newsletter enviada em início de agosto, anunciando o Simpósio "Padrões aos Pedaços" e o Seminário "Taõ sério como o prazer", com Chus Martinez.
*Fórum Permanente - Jornada Toby Jackson: programação educativa em museus - 28/11 a 01/12/2005 de 28/11/2005 12:00 até 01/12/2005 15:30 Museu Lasar Segall, Pinacoteca do Estado de S. Paulo e Centro Brasileiro-Britânico,
Toby Jackson é um dos mais renomados arte educadores do mundo e coordena a divisão de Interpretação e Educação da Tate Modern, Londres. Esse evento é uma parceria do Fórum Permanente com o Museu Lasar Segall, a Pinacoteca do Estado e o Centro Brasileiro Britânico, com o apoio da Vitae e do British Council.
Calil defende a descentralização cultural
Secretário fala em requalificação dos equipamentos públicos e diz que seu trabalho será "revolucionariamente conservador"
Jornada Toby Jackson - a experiência da Tate Modern
O Seminário é uma realização das Áreas de Ação Educativa do Museu Lasar Segall - IPHAN/MinC e da Pinacoteca do Estado, em parceria com Fórum Permanente, e visa refletir sobre os programas educativos desenvolvidos sob a coordenação de Toby Jackson, há 17 anos na Tate Galery.
Palestra de Antoni Muntadas, com comentários de Nelson Brissac
*Fórum Permanente: oficina de curadoria com Maarten Bertheux (Stedelijk Museum, Amsterdã) e Martin Grossmann (Fórum Permanente) - 17 e 18/11/2005 de 17/11/2005 18:30 até 18/11/2005 23:00 Estação Pinacoteca, MAM-SP e coleção particular,
O Fórum Permanente com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, da Art Unlimited, da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna tem o prazer de anunciar a oficina de curadoria com Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã e Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente. A oficina pretende reunir curadores, teóricos da arte, artistas e pesquisadores para dois dias de intensa discussão sobre práticas curatoriais para o museu de arte no século XXI. Tendo como referência a teoria e as práticas relacionadas ao Museu de Arte Moderna, bem como seus desdobramentos na contemporaneidade, pretende-se debater a viabilidade de um projeto de museu ideal em nossos tempos.
CIMAM 2005 Annual Conference “Museums: Intersections in a Global Scene” - 21 a 23/11/2005 de 21/11/2005 04:00 até 23/11/2005 02:55 Pinacoteca do Estado,
Este encontro irá discutir alguns tópicos considerados centrais para o museu e a prática da arte contemporânea, entre outros, o papel do museu da arte, a erosão da esfera pública, a confusão entre a posse e a custódia e a geopolítica do conhecimento.
Educação e arte - a experiência da Tate Modern/Documentação
Educação e arte - a experiência da Tate Modern/Documentação
Mediação e interpretação de exposições, por Carmen Aranha
Carmen Aranha é Docente da Divisão Técnico Científica de Educação e Arte do MAC/USP. texto apresentado no dia 01/12/2005, na Pinacoteca do Estado.
Comunidade e Acessibilidade - Públicos Adultos
Relato do debate ocorrido no dia 30/11/2005, na Pinacoteca do Estado.
CIMAM's Annual Conference 2005 | Conferência Anual do CIMAM 2005 na Pina: “Museums: Intersections in a Global Scene”
This was the first critical coverage by the Permanent Forum, a platform for cultural action and mediation that operates nationally and internationally on different levels of the contemporary art and cultural systems (created in 2003). In partnership with the CCE-USP (Center for Electronic Computing at the University of São Paulo) we made, perhaps, the first online webcast of an event that dealt with museums in Brazil. That is, in a pioneering way, the Permanent Forum made it possible to share, in real time, the debates that took place at the Pinacoteca do Estado only for CIMAM's members and guests, in what was the first meeting of this International Committee of Museums and Collections of Modern Art in South America. | Essa foi a primeira cobertura crítica realizada pelo Fórum Permanente. Em parceria com o CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo) fizemos, talvez, a primeira transmissão online (webcast) de um evento que tratava de museus no Brasil. Ou seja, de forma pioneira, o Fórum Permanente possibilitou o compartilhamento, em tempo real, dos debates que ocorreram na Pinacoteca do Estado somente para membros e convidados, nesse que foi o primeiro encontro do CIMAM-Comitê Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna na América do Sul.
Programação
Oficina de Curadoria com Maarten Bertheux e Martin Grossmann
Programação
Oficina de Curadoria com Maarten Bertheux e Martin Grossmann
Programação
CIMAM ANNUAL CONFERENCE 2005: Intersections in a Global Scene.
*Forum Permanente: O Museu de Arte e seus Públicos por Toby Jackson - 30/11/2005 30/11/2005 de 21:00 até 00:20 Pinacoteca do Estado,
Debatedores: Denise Grinspum, Marcelo Araújo, Paulo Portella, Katia Canton e Milú Villela. Mediação de Martin Grossmann.
Mediação e interpretação de exposições, por Toby Jackson (Tate Modern) e participação de Carmen Aranha (MAC-USP)
Relato do debate ocorrido no dia 01/12/2005, na Pinacoteca do Estado.
O Museu de Arte e seus Públicos-Relato
Palestra de Toby Jackson (Tate Modern), com a participação de Milú Vilela, Denise Grinspum, Katia Canton, Paulo Portela e Marcelo Araújo. Moderação de Martin Grossmann.
Errinhos gigantescos
Essa lista vai crescer aos poucos. Acrescente suas sugestões.
Seminário Arquitetura - Debate Final
Debate final do seminário. Relato de Daniel Hora.
Bem-vindo ao Fórum Permanente 2006
Cobertura Crítica Forum Permanente do Ciclo de Debates: Lygia Clark - Práticas Artísticas Experimentais em Museus?
A Pinacoteca do Estado e o Instituto Goethe de São Paulo realizam o ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro". Os encontros ocorrem todo sábado com um convidado: 04 de março até o dia 25 de março. A série, que acontece no Auditório da Pinacoteca do Estado (praça da Luz, nº 2; tel. 3229-9844) com entrada franca, discutirá a obra da artista plástica.
Práticas Artísticas Experimentais em Museus?
Relato do ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro"
Pinacoteca apresenta ciclo de debates sobre a exposição de Lygia Clark. Dias 4, 11 e 25 de março. de 04/03/2006 14:30 até 25/03/2006 14:00 Pinacoteca do Estado,
A Pinacoteca do Estado de S. Paulo apresenta um ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro".
ARTE-EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DO NÚMERO DE VISITANTES, por José Augusto Ribeiro
Conquista de influência pelos departamentos educativos é simultânea à divulgação de “grande público” como ferramenta de marketing.
Equipo Crónica
Paula Braga identifica pontos de encaixe entre Histórias paralelas e similares a partir de exposição ocorrida na Pinacoteca: “Fica claro que estudar o pop brasileiro exige não só uma referência ao pop norte-americano mas também um mergulho na produção artística que ocorreu em países que, como o Brasil, receberam a influência de Warhol e Lichtenstein durante uma ditadura.”
Minuta do anteprojeto do Estatuto dos Museus brasileiros
Paulo Sérgio Duarte - Entrevista FP 2005
Em outubro de 2005, durante viagem de estudos e intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe-Institut de São Paulo, Paulo Sérgio Duarte da Fundação Iberê Camargo, Marcelo Araújo, Fernando Cocchiarale e Rejane Cintrão falam ao Fórum Permanente sobre a possibilidade de termos instituições de arte sólidas no Brasil.
Marcelo Araújo
Em outubro de 2005, durante viagem de estudos e intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe Institut de São Paulo, Paulo Sérgio Duarte, Marcelo Araújo, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fernando Cocchiarale e Rejane Cintrão falam ao Fórum Permanente sobre a possibilidade de termos instituições de arte sólidas no Brasil.
ARRANJOS E CIRCUITOS, por Paulo Reis
ESPAÇOS INDIGESTOS: os museus precisam de arte? por Renata Motta
Tendência à espetacularização de museus enfraquece investimento em acervos e políticas institucionais consistentes.
ENTREVISTA com Luiz Renato Martins
Editorial da Sete
ENTREVISTA com Ivo Mesquita
A revista Número inaugura com a SETE uma série de entrevistas com duplas de críticos, historiadores ou curadores, com o objetivo de refletir sobre e contrapor diferentes modos de atuação, posicionamentos e visões acerca da atividade da crítica, para além dos preconceitos e idéias feitas.
Masp: um conselho aos conselheiros
As bailarinas voltam para casa
Masp realiza grande mostra de Edgar Degas para recuperar o prestígio do museu em grave crise institucional e financeira e pavimentar (re)eleições na instituição. As principais atrações são as esculturas do acervo, paradoxalmente pouco exibidas no país.
Masp em crise
Passando por uma grave crise financeira, Masp promove a mostra “Degas: O Universo de um Artista” para tentar resgatar o prestígio e visitantes ao museu.
Programação do evento
(NÃO) PANORAMA 2003: DESARRUMAÇÃO CLEAN, por Guy Amado
Curadoria de Gerardo Mosquera resvala na literalidade e tende a oferecer um olhar esquemático da arte brasileira
COSMOSCOCA 30 ANOS DEPOIS, por Cauê Alves
Expediente SETE
Artistas e curadores comentam mudanças no Masp
SÃO PAULO - Um mês depois da última reunião do seu Conselho Deliberativo, conforme antecipou a reportagem de O Estado de S. Paulo, foi escolhido um curador para o Museu de Arte de São Paulo. A escolha foi uma exigência dos conselheiros, insatisfeitos com a concentração das decisões nas mãos do presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves. Veja a repercussão da notícia.
Relato Mesa 4: Patrimônio Histórico e Museus
1º Encontro das Ações Educativas em Museus da cidade de São Paulo - 15/08/2006, por Christiana Moraes
Relato Mesa 1: Mediação para jovens em Museus
1º Encontro das Ações Educativas em Museus da cidade de São Paulo. - 14/08/2006,
O resgate do MuBE
O MuBE há muito tempo vem sendo chamado de Museu Brasileiro de Eventos! A sua missão como museu brasileiro de esculturas, salvo raros momentos, nunca recebeu os investimentos intelectual, cultural e econômico necessários. Assim como o MASP, o MuBE precisa também ser resgatado, com esforços conjuntos da sociedade civil, da comunidade artística e do poder público.
FileMila M. Chiovatto (Pinacoteca do Estado)
MESA 1 - TEMA : Mediação para jovens em Museus - Apresentação em PDF - 475 kb(necessita do Adobe Reader http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html)
Cosmococa - programa in progress: heterotopia de guerra
Beatriz Scigliano Carneiro
Cosmococa - programa in progress: heterotopia de guerra
Beatriz Scigliano Carneiro
Limites entre arte e política, Santiago Garcia Navarro
ImagePinacoteca do Estado de São Paulo
ImagePinacoteca do Estado de São Paulo
ImagePinacoteca do Estado de São Paulo
ImagePinacoteca do Estado de São Paulo
alemanha: viagem de estudos e intercâmbio cultural
Em outubro de 2005 foi realizada uma viagem de estudos e de intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe Institut de São Paulo. Um grupo de especialistas brasileiros, formado por Fernando Cocchiarale (MAM-RJ), Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP), Lisette Lagnado (Bienal de São Paulo), Marcelo Araújo (Pinacoteca), Martin Grossmann (Fórum Permanente / USP), Paulo Sérgio Duarte (Instituto Ibere Camargo), Rejane Cintrão (MAM-SP) acompanhados por Joachim Bernauer (Goethe Institut- SP)e Tereza de Arruda (curadora brasileira residente em Berlin)visitou museus, galerias e centros de arte em Munique, Berlin, Leipzig, Kassel, Colônia, Bonn, Düsseldorf e Frankfurt. As imagens contidas nessa pasta foram tiradas nessa viagem de 10 dias (16 a 27 de outubro)
ImageDiante do Museu Fridericianum em Kassel
Da direita para a esquerda (do topo para baixo): René Block (diretor da Kunsthalle Fridericianum), Joachim Bernauer (Goethe Institut-SP), Marcelo Araújo (Pinacoteca), Fernando Cocchiarale (MAM-RJ), Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP), Tereza de Arruda (curadora independente), Lisette Lagnado (Bienal de São Paulo), Martin Grossmann (Fórum Permanente), Ulrike Gross (diretora Kunsthalle Düsseldorf), Rejane Cintrão (MAM-SP)
ImageMarcelo Araújo flanando pela Nova Pinacoteca de Munique
photo: Martin Grossmann
ImagePlatéia durante palestra de Corinne Desirens
Auditório da Pinacoteca durante palestra de Corinne Desirens
ImagePlatéia durante palestra de Corinne Desirens
Platéia no auditório da Pinacoteca durante palestra de Corinne Desirens
Image
Marcelo Araújo, Corinne Desirens e Martin Grossmann no auditório da Pinacoteca
Image
Marcelo Araújo, Corinne Desirens e Martin Grossmann no auditório da Pinacoteca
ImageMaarten Bertheux, Martin Grossmann e Teixeira Coelho
Foto da palestra "Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento" por Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda seguida de debate com Prof. Teixeira Coelho. Realizada na Pinacoteca em 22 de Junho/2004.
ImageOficina de curadoria com Ivo Mesquita, Maarten Bertheux e Martin Grossmann
Martin Grossmann, Maarten Bertheux e Ivo Mesquita durante o segundo dia da oficina de curadoria "museu ideal" na Estação Pinacoteca (Pinacoteca do Estado de São Paulo em 18 de novembro de 2005
ImageOficina de curadoria "museu ideal" na Estação Pinacoteca em novembro de 2005
alguns participantes da oficina de curadoria 'o museu ideal, com Maarten bertheux e Martin Grossmann
Exposição de Lygia Clark na Pinacoteca
Lygia Clark - Do Objeto ao Acontecimento Somos o molde, a você cabe o sopro
ImageMilene Chiovatto
Coordenadora da Área de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo
imagens_pinacoteca
Pasta contendo fotos da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios da cidade de São Paulo projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, construído de 1897 a 1900. Passa a abrigar a Pinacoteca em 1910 que ocupa integralmente o prédio apenas em 1989. Na gestão de Emanoel Araújo passa por uma reforma integral (de 1993 até fevereiro de 1998. O projeto da reforma é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com o qual ganhou o prêmio Mies van der Rohe de arquitetura em junho de 2000. Fotos de 2005 e 2023 por Martin Grossmann
ImageSala dedicada ao pintor Almeida Júnior
Sala do acervo da Pinacoteca dedicada ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850 - 1899) no 1o andar, após reforma de 1998. Em primeiro plano está uma das obras mais conhecidas do artista: "Caipira Picando Fumo" (1893) Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageÁtrio com escultura de Niki Saint Phalle
Átrio com obra da artista francesa Niki Saint Phalle (1930-2002). Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageDetalhe do Interior no 1o andar com escada
Detalhe da arquitetura no 1o andar do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageEntrada principal da Pinacoteca
Entrada principal da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageEspaço de exposição de esculturas do acervo da Pinacoteca
Espaço de exposição permanente de esculturas do acervo no 1o andar da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageFachada lateral com pórtico de entrada
Fachada lateral da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Imagepórtico da entrada principal
Pórtico de entrada da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998 sob a direção de Emanoel Araújo e projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImagePórtico de entrada com vigilante
Pórtico de entrada da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageCorredor com esculturas do acervo no 1o andar
Vista de corredor no 1o andar com esculturas do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageAcesso interno entre o térreo o o 1o andar, com esculturas
Escada do interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageOctógono da Pinacoteca com ponte ao fundo
Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageOctógono com obra de Guto Lacaz
Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. O octógano é hoje utilizado como espaço para obras site-specific produzidas por artistas contemporâneos. Nesse caso, trata-se de uma obra de Guto Lacaz. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Imageponte com elevador no 1o andar
Ponte e elavador no 1o andar, com vista transversal do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Imagepontes internas vistas do térreo
Pontes vista de janela interna localizada no térreo do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Imagepontes internas
Pontes internas no térreo e no 1o andar o Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageSala dedicada a exposição de obras concretas e neo-concretas do acervo
Vista de sala no 1o andar dedicada a obras concretas e neo-concretas de artistas brasileiros pertencentes ao acervo. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageMuseografia de sala de exposição de acervo no 1o andar
Vista de sala no 1o andar dedicada à exposição de acervo. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageSala dos retratos pertencentes à coleção da Pinacoteca
Vista de sala de retratos pertencentes ao acervo no 1o andar. Museografia revisitada dos séculos XVIII e XIX. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Imagevista do átrio no 1o andar
Vista do átrio no 1o andar no interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageVista lateral do prédio de fronte a Estação da Luz
Vista lateral da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageSala especial dedicada ao artista Willys de Castro (1926 - 1988)
Vista de sala no 1o andar dedicada ao artista brasileiro Willys de Castro (1926 - 1988). Inaugurada em 2001, a Sala Willys de Castro na Pinacoteca do Estado apresenta 43 obras do artista, entre desenhos, gravuras e pinturas doadas à instituição pelo artista Hércules Barsotti. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
ImageBanner 7
a partir de foto da pinacoteca de sp gentilmente cedida por Nelson Kon
ImageBanner 8
a partir de foto da Pinacoteca de SP cedida por Nelson Kon
ImagePinacoteca do estado de São Paulo - logotipo
ImagePalestra Toby Jackson na Pinacoteca
ImageToby Jackson na Pinacoteca
ImagePalestra Toby Jackson na Pinacoteca (2)
ImagePalestra Toby Jackson na Pinacoteca - Apoios
ImagePalestra Toby Jackson na Pinacoteca - Realizadores
Calil defende a descentralização cultural
Por Fabio Cypriano para a Folha de São Paulo em 02/07/2005.
Encontro com Jürgen Parteinheimer
Encontro com Jürgen Partheimer na Pinacoteca do Estado
Encontro com o artista Jürgen Partheimer na Pinacoteca do Estado. A mesa-redonda com Jürgen Partenheimer, um dos artistas alemães de maior projeção internacional de sua geração, o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, Klaus Schrenk, diretor do Staatliche Kunsthalle Karlsruhe, e a moderação do curador da Pinacoteca, Ivo Mesquita, debate obra do artista, o diálogo que ela estabelece com museus e outros espaços para a arte, bem como as residências que ele fez em São Paulo e em Roma
Encontro com Jürgen Partheimer na Pinacoteca do Estado 10/03/2007 de 11:00 até 15:00 Pinacoteca do Estado,
Kassab determina saída do MuBE de área pública
Museu de arte da USP vai ocupar o prédio do Detran
Por Laura Mattos e Naief Haddad para a Folha de S. Paulo em 18/04/2007.
'Tem pessoas que brincam de museu'
Novos espaços? Mas que conversa é essa?
Por Aracy Amaral para O Estado de S. Paulo em 25/04/2007.
As necessidades reais dos museus
Por Maria Hirszman para O Estado de S. Paulo em 29/04/2007.
Polêmica: novos espaços para museus
A cidade de São Paulo passa por um período em que se discutem questões sobre novos espaços para museus. Frente às polêmicas sobre o MuBE e o MASP em relação a sua administração, assim como a ampliação de espaços para o MAM, o MAC e a Pinacoteca, este tópico reúne matérias que tratam os assuntos com uma visão mais panorâmica.
Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP
[CON]TATOS COM MEDIAÇÃO - SESC
Ciclo de conversações e oficinas sobre ação mediadora
Palestra com Heinz Schütz 24/05/2007 de 19:30 até 22:00 Instituto Goethe,
ImageEncontro Pinacoteca
Programação
atividades do Segundo Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
Créditos
Mesa redonda: Passagens no espaço contemporâneo | Pinacoteca - 04 de agosto 2007
Estação Pinacoteca
A Documenta 12 no Fórum Permanente
Esta página reúne textos de apresentação, relatos e vídeos dos eventos relacionados à Documenta 12 (Kassel, Alemanha, 2007) no Brasil, além de reunir textos críticos sobre a exposição
Coleção Brasiliana agora é da Pinacoteca
Resumo da Mesa IV - “Arquivos vivos II: arquivos como fontes para a construção da história e de acesso à arte”.
por Mario Gioia
Sobre o museu do futuro
relato da palestra de Marcelo Araujo, por Fernanda Albuquerque
Ano:2020. Ainda o museu...
Marcelo Mattos Araujo
Meu projeto para o MuBE é mostrar arte
Para Neves, pareceres técnicos orientam museografia
CCSP recebe inscrições para o Programa Anual de Exposições 2008 - Até 09 de novembro
"Não há tempo para Bienal tradicional"
Kurt Schwitters: "Sonata Primordial" e palestras sobre sua obra
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Para especialistas, governo precisa administrar o Masp; Estado se oferece
Argumento é que, do jeito que está, faltam condições de cuidar do acervo, como mostrou o furto de quinta-feira
Novas conexões, novos significados
por Marco Giannotti
Novos sentidos para o non-sense
Relato de Gilberto Mariotti dos eventos complementares à mostra de Kurt Schwitters na Pinacoteca do Estado
SOS MASP: Apelo aos Poderes Públicos
Feira de arte em Madri homenageia o Brasil em 2008
O Globo - RJ, Da Redação, 9/10/2006
Cobertura do Fórum Permanente - Links para os Relatos
Lista de eventos selecionados para a cobertura do Fórum Permanente
Projeto Respiração - Nuno Ramos - "Pergunte ao"
Curadoria – Marcio Doctors / Fundação Eva Klabin
Monday, March 24th
Monday, March 24th
by Sofia Ponte & Sol Camacho
Pinacoteca do Estado
por Santiago Reyes
Projeto "Monumetria"
por Fabíola Salles
MESA 2 (tarde) – Curadoria & instituição
Por Ana Maria Maia*
Monumetria project
by Alia Farid Abdal
Método curatorial [discourse on (curatorial) method] by Roger Buergel
palestra do curador da 11a Documenta de Kassel, Roger Buergel, no encontro anual do CIMAM realizado na Pinacoteca do Estado, em São Paulo em novembro de 2005, centrado na temática: "Museums: Intersections in a Global Scene"
Relato da palestra - O museu e a rua: a museificação dos centros urbanos
por Santiago Reyes
A experiência educativa na Documenta 12
Debate e oficina com Carmen Mörsch, pesquisadora do projeto educativo da Documenta 12
Palestra com Beatriz Sarlo
Palestra com Beatriz Sarlo 08/07/2008 de 17:00 até 19:30 Pinacoteca do Estado,
Nicolas-Antoine Taunay no Brasil
Resumos das apresentações
Status e funções da mediação educacional da arte, Cayo Honorato
Conferência: A literatura e a arte na cultura da imagem, de Beatriz Sarlo
Relator: Marcelo Dias de Carvalho
ImageRelato Ilana - figura 3
Vista do Octógono da Pinacoteca, durante a produção da instalação "Contaminação", de Joanna Vasconcelos, em fevereiro de 2008. Fotografia de Clóvis França.
Encontro Nacional de Revistas Culturais Independentes (05 - 07 de novembro 2008)
Encontro Regional de Acessibilidade em Museus
Novo conselho curatorial da Fundação Ibere Camargo
Encontro Iberoamericano de programas de residências artísticas independentes
Copiar el Edén. Arte reciente en Chile
2 de dezembro 2008, 20h, MAM SÃO PAULO, Parque Ibirapuera
Videos
O Kunstmuseum Bonn e a arte alemã em um mundo globalizado
Com CHRISTOPH SCHREIER, 4 de dezembro, 19h30, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Entrada franca
O Kunstmuseum Bonn e a arte alemã em um mundo globalizado 04/12/2008 de 19:30 até 22:30 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Com CHRISTOPH SCHREIER, 4 de dezembro, 19h30, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Entrada franca
Programa ACERCA
Plenária aberta do III Encontro Tratamento de Bens Culturais em Exposições Temporárias
Mesa 5 - Morte e superação do artista / Uma leitura crítica do formalismo de Wolfflin
Relato por Maria Antonia Couto da Silva
Mesa 2 - Nicolas Antoine Taunay e o sol do Brasil / Cultura visual e os usos da imagem na América Latina
Relato por Maria Antonia Couto da Silva
Mesa “Formação de público de pessoas com deficiência em museus”
Relato por Patricia Miyuki Otani
Mesa "Breve História das Ações de Inclusão em Museus Brasileiros"
Relato por Elena Guimarães
HORROR VACUI: Crítica institucional y suspensión (temporal) del sistema internacional del arte
Una conversación con Ivo Mesquita sobre la 28ava Bienal de São Paulo
Encontro Internacional de Curadores "Curadoria de Projetos Transnacionais: o local no global" 04/03/2009 de 18:00 até 22:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Não aberto ao público. Somente transmissão on-line.
Curadoria de Projetos Transnacionais: o local no global
Debate: as artes visuais e a criação do IBRAM
Documento
Meio artístico acha positiva eleição do novo presidente
por Camila Molina (O Estado de S. Paulo, 30/05/2009)
A Bienal e o sistema da arte
por Teixeira Coelho (Folha de S. Paulo, 31/05/2009)
Encontro Paulista de Museus
Programação
Relato – Política cultural para as Artes Visuais no recém criado IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Por Daniela Castro
registros em vídeo do Encontro Paulista de Museus de 2009
''Prometo uma Bienal impactante'' por Camila Molina
Estado de S. Paulo, 2 de julho de 2009.
Novo curador da Bienal de Arte de São Paulo, Moacir dos Anjos, quer resgatar importância da mostra e atrair 1 milhão de pessoas
O Globo, Márcia Abos, 13/07/09
Moacir dos Anjos dirige Bienal de SP
Folha de São Paulo, 13 de julho de 2009
ImageConexões Pinacoteca
FileFicha de pré-inscrição - Conexões - Pincoteca
Curso Conexões Pinacoteca do Estado de São Paulo
Manifestação sobre o Inhotim - ESTOU COM INHOTIM E NÃO ABRO
22 de setembro de 2009, Paulo Sergio Duarte
Pinacoteca - Seminário - Conservação Preventiva
Destruição de obras de Oiticica reacende debate sobre manutenção de acervo
Fabio Cypriano (Folha de S. Paulo, 21/10/2009)
Como salvar acervos
Paula Alzugaray (Isto é, 29/10/2009)
Seminário Segurança em Museus
Programação e Registros em Vídeo
São Paulo, Pólo de Arte Contemporânea
Cesar Giobbi (jornal Metro, 30/11/2009)
Unindo esforços durante a 29ª Bienal - São Paulo, pólo de arte contemporânea
Documento de união de entidades culturais de São Paulo, 29/09/2009.
Documento une 28 instituições de arte de SP
(Folha de S. Paulo, 01/12/2009)
Registro em vídeo - Segurança em museus
Acesso em reverso - relato crítico de todas as atividades
por Anna Flávia Feldmann
Fundação já possui verba para Bienal
por Fabio Cypriano (Folha de S. Paulo, 6/3/2010)
De um lado, de outro lado, lado a lado
Relato de todas as oficinas do programa Experiências dialógicas em 2009, por Luiza Proença
Programação
pinacoteca
Área pessoal que contém os ítens criados e colecionados por pinacoteca
Apresentação
Contexto
Apresentação
Créditos
Ser diferente. Fazer diferença: o papel social dos museus
Por Ilana Seltzer Goldstein – Relato da mesa: Ser diferente. Fazer diferença: o papel social dos museus, 24/06/2010
A imagem dos museus: visões e propostas ou investimento social privado em cultura: visões e propostas
Ilana Seltzer Goldstein – Relato da mesa A imagem dos museus: visões e propostas OU Investimento social privado em cultura: visões e propostas, 24/06/2010
Museus hoje: novas redes, outros públicos
Por Julia Buenaventura de Cayses – Relato da abertura do 2º Encontro Paulista de Museus e das conferências de Carme Prats e Gilberto Dimenstein, 22/06/2010
ImagePinacoteca
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte 24/10/2010 de 09:00 até 16:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte 25/10/2010 de 09:00 até 16:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte 26/10/2010 de 09:00 até 16:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte 27/10/2010 de 09:00 até 16:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte 28/10/2010 de 09:00 até 16:00 Pinacoteca do Estado de São Paulo,
Apresentação
Programação
Lado a lado num acontecer público
por Giuliano Tierno de Siqueira
Curadoria: uma profissão-sintoma, Paula Alzugaray
I Seminário Serviços de Informação em Museus de 25/11/2010 09:00 até 26/11/2010 18:30 Estação Pinacoteca (São Paulo),
I Seminário Serviços de Informação em Museus
Contatos
Registros - Vídeos
29ª bienal: algumas notas
Por Aracy Amaral [especial para O Estado de S. Paulo, 26/11/2010]
File2011 Symposium
Pinacoteca do Estado | Curso de História da Arte
Antoni Muntadas na Estação Pinacoteca
Museu como interface _ Martin Grossmann
O ponto de partida é a tese de doutorado Museum Imaging, Modelling Modernity, defendida em 1993 na Liverpool University e o campo de aplicação mais recente, além do Fórum Permanente, foi o Centro Cultural São Paulo, onde desenvolveu-se, entre 2006 e 2010, um programa institucional influenciado, em grande parte, pelo entendimento e pelas idéias e situações que são apresentadas e debatidas neste texto
O espaço do livro
Texto de apresentação do livro "Museu Arte Hoje" organizado por Martin Grossmann e Gilberto Mariotti
Exposição [Zonas Liminares] trabalhos de workshop com Antoni Muntadas
Carta aberta à população: Fundação Nemirovsky
Mesas Redondas / Registros em vídeo / Relatos
entrevista com martin grossmann "Somos monumentales y democráticos"
Martín Grossmann dirige el gigantesco espacio de artes financiado por el estado paulista, que en el año que se va fue visitado por 800 mil personas. Entre sus desafíos está atraer familias y lograr una mayor vinculación de la alta cultura con la popular. (por Judith Savloff)
Lançamento da Coleção Fórum Permanente de Livros 28/05/2011 de 10:30 até 12:30 Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo - Largo General Osório, 66 - 5º andar, Auditório Vitae.,
Programação e Registros em Vídeo
Boletim ICOM-BR no. 75
Lastro e memória
relato por Gilberto Mariotti
Tolstói + Turismo = $ + público em museus
Por Julia Buenaventura – Relato da Abertura do III Encontro Paulista de Museus –Fernando Leça, Carlos Augusto Calil, Márcio Chagas, Andrea Matarazzo, Claudinéli Moreira Ramos– e da Primeira Mesa do evento: Articulando territórios pela via do patrimônio cultural –Andrea Matarazzo, Carlos Alberto Tavares de Toledo e Caio Luiz de Carvalho; Claudinéli Moreira Ramos, mediadora.
Balanço e projetos: 502 comensais voltam às suas casas
Por Julia Buenaventura – relato da sessão final do III Encontro Paulista de Museus
Encontro de gestores da america latina Agosto 2011
Agenda de lançamento da Coleção de Livros do Fórum Permanente
Palestra sobre a exposição "Arte como registro, registro como arte: performances na Pinacoteca de São Paulo”
Finalistas do PIPA 2011 fazem exposição no MAM Rio
Terceira Oficina
Pinacoteca do Estado convida para a reabertura do seu acervo
News from the Colección Patricia Phelps de Cisneros
Resultado da seleção para a oficina 3 Curadoria, geopolítica e deslocamentos
Entre empatias e alteridades: Olafur Eliasson a partir de Karim Aïnouz
relato por Eduardo Costa
Sedução e Crítica; Arte e Arquitetura, Brasil Século XX
Texto originalmente apresentado em inglês [ "Seduction and Critique: Art and Architecture"] em palestra proferida no Vleeshal - Espaço para Arte Contemporânea em agosto de 2001 em Middelburg, Holanda. Publicado em espanhol ["Seducción y Crítica; Arte y Arquitectura en Brasil"] pela revista Sublime, Barcelona, v. 3, n. 1, p. 18-23, 2003.
Boletim - CPC USP v.17 n.12
Cena Artística: Arte Contemporânea por Aracy Amaral
Aracy Amaral questiona o poder de impacto das produções artísticas em exposição na cena da arte contemporânea, tendo por base algumas exposições, como a da coleção do Museu Astrup Fearnley, ocorrida na Fundação Bienal: “Haveria algo para se surpreender do que é apresentado?”.
Cognatos e Amigos: Gerardo Mosquera e Mariana Fix no CCE_SP
relato por Júlia Buenaventura
informativo 2012 CAPACETE
Boletim eletrônico Nº 386 - IBRAM
O mercado de arte e as instituições: uma aliança possível?
relato por Ana Letícia Fialho
A Bienal precisa acontecer
[O Estado de São Paulo, 28/02/12]
A Bienal sob risco
[O Globo, 28/02/2012]
Fundação Bienal faz série de exigências ao Minc
[O Estado de São Paulo, 07/03/12]
Futuro da 30ª Bienal de SP deverá ser definido no dia 13
[O Estado de São Paulol, 06/03/12]
Ministério da Cultura abre operação para realizar Bienal
[Folha de São Paulo, 25/02/12]
Após ter futuro ameaçado, Bienal de SP é mantida para setembro
[Folha de São Paulo, 13/03/12]
MAM assumirá a Bienal de SP
[O Estado de São Paulo, 20/03/12]
O MAM tem a força
[Agência Estado - Odiario.com, 20/03/12]
Nota Oficial - Ministério da Cultura escolhe o MAM SP para viabilizar Bienal
[Agência O Globo, 19/03/12]
Governo de São Paulo confirma diretor da Pinacoteca no lugar de Matarazzo na Cultura
[Uol Notícias, 02/04/12]
Relato crítico do evento
por Ana Luisa Lima – Relato do evento como um todo.
Cognatos y amigos: Gerardo Mosquera y Mariana Fix en el CCES-SP
texto por Julia Buenaventura (em espanhol)
Paul Ramírez Jonas: Every Public Has a Form
Boletim eletrônico e-museus nº 420
ImageQuintas - Pinacoteca
Nesta quinta na Pinacoteca: palestra sobre o colecionismo de arquivos de artistas em museus
ImageRoberto DaMatta é o próximo palestrante do Sempre às quintas na Pinacoteca
Roberto DaMatta é o próximo palestrante do Sempre às quintas na Pinacoteca
Um museu à deriva e uma cidade sem olhar
ImageProf. Joaquin Barriendos (Columbia University) é o próximo palestrante do Sempre às quintas na Pinacoteca
Prof. Joaquin Barriendos (Columbia University) é o próximo palestrante do Sempre às quintas na Pinacoteca
Sobre o Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado
CurriculumMarco Garaude Giannotti
Pintor e Professor (ECA/USP) brasileiro
CurriculumIvo Mesquita
Curador brasileiro
CurriculumTaísa Palhares
CurriculumAna Maria Maia
Ana Maria Maia Antunes (Recife, Pernambuco, 1984). Curadora-Chefe da Pinacoteca (desde agosto de 2022), pesquisadora e professora.
CurriculumGilberto Mariotti
CurriculumMilene Chiovatto
(Artista e educadora - São Paulo, Brasil)
CurriculumPaulo Venâncio
Prof. da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
CurriculumBitu Cassundé
CurriculumBeth da Matta
CurriculumJosé Augusto Ribeiro
Curador e Pesquisador brasileiro
CurriculumAracy Abreu Amaral
CurriculumJúlia Ayerbe
CurriculumMoacir dos Anjos
Pesquisador, Curador e Intelectual brasileiro
Transcrições arquitetônicas: Niemeyer e Villanueva em diálogo museal
Este artigo de Carola Barrios parte do questionamento de Valerie Fraser sobre a falta de um museu de arte em Brasília: “a análise pretende fornecer um quadro crítico sobre o museu em sua dupla condição expositiva: como espaço discursivo para a exibição, e como dispositivo arquitetônico para o consumo urbano, o que significa considerar o museu não apenas como um continente-contentor, mas como uma estrutura racional do pensamento moderno a se concretizar no espaço urbano.”
CurriculumMarcelo Araújo
CurriculumDaniela Bousso
CurriculumClaudia Teixeira Paim
CurriculumAna Maria Tavares
Artista plástica e professora da Escola de Comunicação e Artes da USP.
CurriculumAngélica de Moraes
Crítica de artes visuais, curadora independente e jornalista cultural.
CurriculumTadeu Chiarelli
Historiador, Crítico e Curador
CurriculumSuzanne Lafont
Artista francesa
CurriculumSuely Rolnik
Curadora, Professora e Crítica de Arte brasileira
CurriculumCarla Zaccagnini
(Buenos Aires, 1973, vive em São Paulo, Brasil e em Mälmo na Suécia)
CurriculumRodrigo Moura
CurriculumFernanda Pitta
CurriculumJochen Volz
Curador e Produtor alemão
CurriculumPaulo Portella Filho
CurriculumJürgen Partenheimer
Biografia de Jürgen Partenheimer
Partenheimer e o desenho do desenho*
Crítica de Laymert Garcia dos Santos sobre a exposição de Jürgen Partenheimer ocorrida na Pinacoteca do Estado, em que analisa o diálogo entre a cidade e as percepções de São Paulo de que nascem seus desenhos: “Não se trata, evidentemente, de uma cidade qualquer [...]. A rigor, já nem se trata mais de uma cidade”.
ImageWalter Zanini (direita) conversando com o artista catalão Antoni Muntadas
Walter Zanini (direita) conversando com o artista catalão Antoni Muntadas em uma das salas de sua exposição "Informação /Espaço / Controle" realizada na Estação Pinacoteca de São Paulo de 26 de fevereiro a 8 de maio de 2011 (foto de Andrea Nacach)
Falece em São Paulo o professor Walter Zanini (SP, 21 de maio de 1925 - SP, 29 de janeiro de 2013)
O que seria do sistema da arte do Brasil sem o Professor Walter Zanini? Muito além das ideologias e das almejadas revoluções, Zanini orquestrou transformações fundamentais nas estruturas da arte e da cultura neste lado do mundo. Induziu e conduziu, com suas reflexões e operações críticas, criativas e liberais (da liberdade), a modelagem coletiva de um sistema da arte contextual na vanguarda de um mundo conectado, globalizado. Um grande historiador da arte, nosso primeiro curador e também um gestor em toda a sua potência. Seu legado é infinito pois inefável e incalculável.
Programação
Pinacoteca de São Paulo lança seu primeiro catálogo virtual
Divulgação Pinacoteca
Curso de formação na Pinacoteca: Idosos e o museu: possibilidades educativas
Curso Pinacoteca: História da Arte - Introdução à Arte Contemporânea
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia acontece em setembro
Lucy Citti Ferreira – Palestra com Marcelo Mattos Araujo e Rosa Esteves, curadora da Mostra em Cartaz na Pinacoteca
CoverPinacoteca
Notícias Pinacoteca
Pinacoteca de São Paulo convida: Exposição Gilberto Salvador dois momentos
Um percurso histórico da gravura brasileira, com Frederico Morais
ICOM 2013 / ICOM dialogos Sul- Sul de museus
ICOM's South-South Dialogue | ICOM Diálogo Sul-Sul de Museus
This event in São Paulo, just after the 23rd ICOM's General Conference in Rio de Janeiro, brought together, for the first time, ICOM's members of the Global South.
Programação
Educação em museus e seu potencial de articulação
Por Anny Christina Lima – Relato sobre a última mesa do 5º Encontro Paulista de Museus, intitulada "Contribuições Temáticas para a elaboração da Política Estadual de Museus - Educação em Museus"
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia
Programação - I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia
William Kentridge: fortuna
de 31.ago a 10.nov 2013
Sempre às Quintas na Pinacoteca
William Kentridge: fortuna
Palestra sobre aplicação da radiação gama para desinfecção de documentos em papel
05 de setembro na Pinacoteca do Estado
Sempre às quintas: Conheça a programação de Setembro da Pinacoteca
Curso de História da Arte na Pinacoteca - Questões contemporâneas: um vaivém entre arte e filosofia
CurriculumDanielle Amaro
O que representam os museus? Sobre as relações entre museu, educação e sociedade
relato crítico por Danielle Rodrigues Amaro
Relações de Tradução ao Sul
relato crítico por Carlos Guzmán
“Sempre às quintas”, na Pinacoteca: Outubro
Outros museus; outros processos
relato crítico por Claudia Rodríguez Ponga
Mira Schendel at Tate Modern
Colaborações : trocas entre comunidades, museus e práticas educativas Colômbia - Brasil
O papel do ateliê livre de gravura do MAM-Rio (1959-1960): Experiências e atualização da linguagem
Mira Schendel: A Conversation with Curator Tanya Barson & Dr. Michael Asbury
Pinacoteca de São Paulo convida: Exposição Fato Aberto
Entrevista com Teixeira Coelho: “Não é o caso de esperar pela solução do problema na cidade toda para decidir o que fazer com o vão livre do MASP”
Blog Cosmopista, 02.12.2013
Os retrógrados
Blog Vitruvius, nov.2013
Curso de História da Arte na Pinacoteca de São Paulo
Encontro de Pesquisadores em Arte Oriental
ABACT promove exposição na Pinacoteca com 36 obras e leilão
A Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT realizará dia 10 de fevereiro de 2014 a segunda edição do Leilão ABACT com obras de renomados artistas e lances iniciais 30% abaixo do valor de mercado.
Documentação
'Situação do MASP ainda é preocupante', diz presidente do museu
Por Silas Marti para a Folha de São Paulo, 03.02.2014
Curso ações multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural
Entrevista Carlos Dale e Antonio Almeida
Revista Select, 12.02.2014
Documento enviado ao então DEMU - MinC
Curso Idosos e o museu: possibilidades educativas
Laura Lima wins the Bonnefanten Award 2014
Pinacoteca de São Paulo: Palestra Tino Sehgal
Trânsitos: rua/atelier - Relação entre trabalho artístico de atelier e de rua.
Pinacoteca de São Paulo convida: Roda de Conversa na Biblioteca Walter Wey
Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental
21 a 23 de maio 2014
II Encontro Paulista de Museus
SISEM-SP divulga a lista de candidatos a representantes regionais e conselheiros
Programação
Mamam inaugura retrospectiva do muralista Paulo Werneck
Curadoria dentro e fora dos museus: dilemas para a atuação independente do curador
relato crítico por Vinícius Spricigo
Joshua Decter na Pinacoteca, 21 de Agosto, às 19:30 horas
III Seminário Serviços de Informação em Museus
Curador Tadeu Chiarelli será novo diretor artístico da Pinacoteca
CALL FOR APPLICATIONS: 21ST COURSE OF DE APPEL CURATORIAL PROGRAMME
Empresários se unem e arrecadam R$ 15 milhões para resgatar o Masp
Por Agência Estado | 24-11-2014
Mesa-redonda: Ações positivas para proteção do patrimônio cultural
Projeto Igreja Segura – Igreja Aberta (Portugal) - Leonor Sá (Museu Judiciário em Portugal) O caso do Arquivo Nacional – Vitor Manoel Marques da Fonseca Os desafios e caminhos da Pinacoteca do Estado para a proteção do patrimônio cultural – Marcelo Mattos Araújo O socorro às instituições em casos de emergências – Comitê Paulista do Escudo Azul - Teodora Carneiro Coordenação: Marcelo Mattos Araújo 25 de novembro de 2009
2o Tema - o uso da informação: experiências, metodologias e ferramentas (Mesa 4)
Marilúcia Bottalo (Museóloga e Membro do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado) Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH-USP) Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE-USP) - 26 de novembro de 2010
COLEÇÕES EM MUSEUS
Luis Camillo Osorio [Curador, MAM RJ] Marcelo Araújo [Diretor da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo] Tadeu Chiarelli [Diretor MAC USP] Maria Hirszman [Jornalista O Estado de S.Paulo] 13 de maio 2011
Seminário "Públicos e Museus"
Diretores da Casa Daros dizem que fechamento é irrevogável e culpam custo de manutenção
Para o curador da coleção, Hans-Michael Herzog, decisão 'é uma falta de respeito' por Nani Rubin - Agência O Globo
Museu de Arte de São Paulo passa por mudanças
CAMILA MOLINA - O ESTADO DE S. PAULO 22 Maio 2015 | Instituição pensa seu papel em meio a críticas e dívidas
Imageista do Octógono da Pinacoteca, durante a produção da instalação "Contaminação", de Joanna Vasconcelos, em fevereiro de 2008.
Fotografia de Clóvis França.
Relato da mesa “Colecionismos do contemporâneo no Brasil”
Por Ilana Seltzer Goldstein A mesa "Colecionismos do contemporâneo no Brasil", realizada na manhã do dia 22 de agosto, no âmbito do Workshop “A virada global na arte contemporânea”, colocou lado a lado um representante de um museu privado – Jochen Volz, curador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim - e dois representantes de um museu público – Marcelo Araújo e Taísa Palhares, respectivamente diretor e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Emergiram no debate convergências e diferenças entre as duas instituições e ficou claro que, tanto no setor público, como no setor privado, têm ocorrido, no Brasil, avanços notáveis na maneira de os museus lidarem com suas obras e seus públicos. Tanto em Inhotim, como na Pinacoteca, destaca-se a tentativa de fazer a produção dos artistas brasileiros dialogar com a arte internacional e vice-versa. A seguir, encontram-se resumidas as intervenções de cada um dos participantes, para, no final, tecerem-se algumas considerações sobre a importância da mediação cultural.
Relato do debate final
Por Ilana Seltzer Goldstein
“Don't be afraid of the popular”
Por Carlos Eduardo Riccioppo – Relato sobre a palestra com Iain Watson (Diretor do Tyne & Wear Archives and Museums), realizada no Auditório do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, na quinta-feira, dia 25/06/2015, das 9h30 às 10h30, sob o tema “Educação em museus e acessibilidade cultural”, dentro da Programação do 7º Encontro Paulista de Museus
Por uma inacessibilidade mais implacável
por Carlos Eduardo Riccioppo – Relato da mesa “Educação em museus e acessibilidade cultural”, no 7º Encontro Paulista de Museus, realizada no Auditório do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, que contou com exposições de Milene Chiovatto (da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Daina Leyton (do MAM-SP), com mediação de Amanda Tojal (COREM 4ª Região). Os diálogos partiram de uma indagação acerca do sentido que o pleito de “acessibilidade cultural” vem adquirindo nas últimas décadas, suspeitando dos enganos acerca das noções de cultura e educação que subjazem a ele.
Cronograma 2015
Bibliografia
CurriculumAna Paula Simioni
uma cronologia para o museu de arte
Uma cronologia para o Museu de Arte tendo como contraponto o conceito de "anti-museu". Considera, entre outros aspectos: sua genealogia e história; sua relação com diferentes momentos da Modernidade; sua função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte; bem como importantes transformações no design e arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Leva em conta também a arte contemporânea relacionada aos epistemes da Modernidade. Cronologia elaborada por Martin Grossmann em sua Tese de Doutorado (PhD) defendida em 1993 na University of Liverpool, Reino Unido.
Diálogos em Educação e Museu
Diálogos em Educação e Museu
Museu Ideal (edição livro Museu Arte Hoje)
Jean Galard, Marcel Araújo, Paulo Sérgio Duarte e Fernando Cocchiarale - Entrevistas conduzidas por Martin Grossmann
COMO APARECEM AS NARRATIVAS DOS MUSEUS... E DESAPARECEM AS DOS PÚBLICOS
Relato crítico desenvolvido no contexto do II Seminário Diálogos em Educação e Museu | Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo | 27.10.2015 | Auditório da Estação Pinacoteca | Conferência Do conhecimento à narrativa e à ação: construindo narrativas nos museus de hoje | Lisa Roberts (EUA)
Sobre quando as pessoas transformam a vida dos museus.
Relato crítico desenvolvido no contexto do II Seminário Diálogos em Educação e Museu | Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo | 29.10.2015 | Auditório da Estação Pinacoteca | Os museus podem contribuir para a igualdade e mudar a vida das pessoas? | Eithne Nightingale (Reino Unido).
Participação como imaginação transformadora?
Relato crítico da palestra Museus participativos e relacionais com a comunidade e seu território por Silvia Alderoqui (Argentina). II Seminário Internacional Diálogos em Educação e Museu - Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Relegados por 20 anos, cavaletes de Lina Bo Bardi voltam ao Masp
por Juliana Cunha EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHA "ILUSTRADA"
Museu Casa da Memória: o exercício da convivência como prática para a liberdade
Relato crítico da palestra O museu como dispositivo pedagógico para a construção de convivências, por Lucía Gonzalez (Colômbia). II Seminário Internacional Diálogos em Educação e Museu - Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 28/10, quarta-feira, das 9h40 às 11h20
CurriculumKelly Sabino
Volta dos cavaletes põe fim às gestões que arruinaram o Masp
Por FABIO CYPRIANO – CRÍTICO DA FOLHA – 20/12/2015
No MASP os cavaletes de Lina Bo Bardi e um novo jeito antigo de exibir arte
Por Victor Delaqua e editores da plataforma digital São Paulo São – 7 de dezembro 2015.
CIMAM 2005
The global turn of contemporary art in Brazilian collections
Workshop, August 21/22, 2008, Goethe-Institut São Paulo
Sao Paulo's first International Encounter on Curating
This meeting brought together curators, artists and other important players from the Contemporary Art world and also from the main institutions that hold post- graduate courses on curatorship, such as De Appel and the Royal College of Art.
MASP_Pinacoteca_cavaletes
Pinacoteca para o MASP de Lina Bo Bardi_1968_2016
Pinacoteca organiza Mesa Redonda com José Spaniol no Octógono
8º Encontro Paulista de Museus - 13 a 15 de junho de 2016
Como construir coleções
I Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul
Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: a atuação dos públicos.
Editorial
Expediente
Arte, pátria e civilização: A formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1893-1912
Relato por Diogo de Moraes
Relato produzido para o Fórum Permanente a partir da palestra "A curadoria no campo expandido: pós-institucionalismo?", ocorrida no Centro Cultural São Paulo, na noite do dia 22 de novembro, proferida por Ann Demeester, diretora do De Appel Arts Centre (Amsterdam), mediada por Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente e debatida por Ana Maria Tavares, artista e professora do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.
Saltar ou assaltar a linguagem institucional?
Relato crítico do debate “Mediação Cultural e seus Processos de Tradução”, por ocasião do lançamento da revista Periódico Permanente #6 - Mediação Cultural, ocorrido no Instituto de Estudos Avançados da USP, em 13/09/2016”
Conferência Internacional "Museus para quê?"
Pinacoteca de São Paulo anuncia seu novo Diretor-Geral
Resenha: Andrea Giunta, “América Latina em disputa. Apontamentos para uma historiografia de arte latino-americana”.
por Luiza Mader Paladino
Resenha: Aracy Amaral, “História da arte moderna na América Latina (1780 -1990).” in: Textos do Trópico de Capricórnio – Artigos e ensaios (1980 – 2005).
Por Carolina C. M. Lucio
contexto, trajetória, principais realizações do Fórum Permanente
genealogia, contexto de criação, súmula de trajetória, principais eventos realizados pelo Fórum Permanente de 2003 até hoje:
Ações em museus e bienais problematizam as categorias museológicas
Relato crítico: Museu das coisas Intermediarias
CurriculumRubens Mano
Artista brasileiro
lançamento livro educativo Pinacoteca dia 6 de maio de 2017
Programação
Bispo do Rosário terá tratamento de acervo e catalogação abertos à visitação do público na mostra Arqueologia Arthur Bispo do Rosário
Ivo Mesquita
Entrevista realizada em Janeiro de 2006 pelos integrantes da Revista Numero cujas edições digitais estão no site do Fórum Permanente no módulo "rede".
Encontro com Jochen Volz no IEA
Encontro com Antoni Muntadas – Sobre Academia (About Academia) – dia 18/08/2017 no IEA
Cronograma 2018
cronograma das aulas e atividades complementares, bem como datas de entrega de relatos criticos e trabalho final
Apresentação da disciplina: Deslocando o cânone: curadoria como história na arte da América Latina
FAAP inaugura PÓS-GRADUAÇÃO em Estudos e Práticas Curatoriais
Carta pública de diretores, curadores e profissionais dos museus e das instituições culturais brasileiras.
CurriculumPaulo Pasta
Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade - Justo Werlang 20/10/2017
RELATO - Encontro com Jochen Volz no IEA: Uma curadoria de escuta
EM DEBATE: CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO NO BRASIL : A parceria da Conservação-Restauração com as Ciência Naturais
CurriculumAna Roman
CurriculumFelipe Cohen
CurriculumJac Leirner
Dirigentes Culturais V: Dos Anos 50 à Atualidade - Justo Werlang
Museu Lasar Segall tem novo diretor – Giancarlo Hannud
CurriculumValéria de Mendonça
Sumário das entrevistas do/no Fórum Permanente
Entrevistas e encontros realizados pelo Fórum Permanente desde sua criação em 2003 e/ou por intermédio de parceiros representados no módulo "rede" .
O MAM-Rio e o descarte de uma obra de arte
Tadeu Chiarelli - Vitruvius
Notas de fim de texto da entrevista com Walter Zanini: Formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil
Em entrevista inédita realizada pelo Fórum Permanente em 17 de dezembro de 2009, o historiador, crítico de arte e curador Walter Zanini fala sobre sua formação internacional em arte, sua experiência como docente da FFLCH-USP, da FAAP e da ECA-USP, como diretor do MAC-USP —constituindo as bases conceituais e curatoriais do primeiro museu do Brasil dedicado à arte contemporânea— bem como sobre sua atuação como curador de duas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo que transformaram as bases epistemológicas, dessa que é uma instituição central no sistema da arte contemporânea no Brasil. A introdução da curadoria no Brasil por Zanini também é exposta e problematizada nessa entrevista.
Relato Crítico: “Conservação de Obras em Trânsito/Empréstimo”
O terceiro encontro da série “Mesas-Redondas em Conservação e Restauração” foi dedicado à reflexão sobre a conservação de obras em trânsito, com foco no empréstimo de obras para exposição.
Pinacoteca de São Paulo vai ganhar novo prédio para arte contemporânea
Por quanto se vende um museu?
30/jun | Encontro com Emmanuel Nassar no Anexo Millan
DIVULGAÇÃO: Evento: A Presença LGBT em Museus
Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985
A exposição que se inicia em 18 de agosto de 2018 na Pinacoteca de São Paulo, aborda uma lacuna na história da arte ao dar visibilidade à surpreendente produção, realizada entre 1960 e 1985, de mulheres residentes em países da América Latina, além de latinas e chicanas nascidas nos Estados Unidos.
CurriculumAndrea Giunta
curadora, historiadora da arte e professora da Universidade de Buenos Aires
cronograma 2017 (alterado)
Curso: Artistas mulheres: uma história da arte no Brasil
Palestra e visita com curadoras e artistas - Exposição Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985
Marcelo Araújo deixa o IBRAM na véspera do incêndio no Museu Nacional, assume a pasta Eneida Braga Rocha.
Após dois anos no cargo, Marcelo Mattos Araújo entregou o cargo de Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, vinculado O MinC-Ministério da Cultura, na última sexta-feira, 31 de agosto de 2018. Marcelo anteriormente, foi Secretario da Cultura do Estado de São Paulo, Diretor da Pinacoteca e Diretor do Museu Lasar Segall.
Relato Crítico: Mesa 3 "Fazendo juntos – Processos participativos" – Sobre a estetização do público pelo museu
Governo estuda retirar gestão do Museu Nacional da UFRJ, diz ministro
Por Danilo Thomaz para ÉPOCA, 08/09/2018.
Relato Crítico: Apresentações de projetos premiados no edital ProAC Difusão de Acervos Museológicos - Lampião de gás, lampião de gás
O resgate do MuBE
O MuBE há muito tempo vem sendo chamado de Museu Brasileiro de Eventos! A sua missão como museu brasileiro de esculturas, salvo raros momentos, nunca recebeu os investimentos intelectual, cultural e econômico necessários. Assim como o MASP, o MuBE precisa também ser resgatado, com esforços conjuntos da sociedade civil, da comunidade artística e do poder público.
Secretário de Cultura de SP deixa cargo e critica Serra
Por Fernanda Mena para a Folha de São Paulo em 11/04/2005.
Dossiê: Outros Espaços e Formas de Gestar os Museus em São Paulo
CurriculumMarilúcia Bottallo
MANIFESTO DO FBDC EM DEFESA DA CULTURA
Ibirapuera: proposta para transformá-lo em um parque cultural-ambiental da cidade de São Paulo
Escrito pelo Professor Martin Grossmann em São Paulo, 25 de janeiro de 2006.
Arte e Poesia: gritaram me negra
Dis/Solution: Lina Bo Bardi’s Museu de Arte de São Paulo
Stephen Mark Caffey e Gabriela Campagnol no Journal of Conservation and Museum Studies do Institute of Archaeology UCL
Alike, but not the Same: The Reenactment of Lina Bo Bardi's Display for the São Paulo Musuem of Art (1968-2015)
Sabrina Moura para Stedelijk Studies Journal
32ª Bienal
Portfólio do Fórum Permanente 2003-2023
Breve descrição da natureza, missão, objetivos do Fórum Permanente que apresenta também, sinteticamente, alguns eventos e as atividades desenvolvidas pela plataforma desde seu lançamento em 2003.
Introdução à Museologia #02 - Organização e Curadoria dos Museus
FUNDAÇÃO BIENAL APONTA CURADOR DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO
Fundação Bienal, 16/01/2019.
Fundação Bienal appoints the curator of the 34th Bienal de São Paulo
CurriculumGabriela Aidar
ImageGiancarlo Hannud
Diretor do Lasar Segall (2018 a _____), ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo / origem da imagem: http://www.museus.gov.br/museu-da-republica-e-museu-lasar-segall-tem-novos-diretores/
CurriculumGiancarlo Hannud
Diretor do museu Lasar Segall à partir de 2018
CurriculumDenyse da Motta
CurriculumAmanda Tojal
CurriculumEmanoel Araújo
(Santo Amaro da Purificação, 15 de novembro de 1940 — São Paulo, 7 de setembro de 2022)
CurriculumFernando Lemos
CurriculumDivina Prado
Imagevisita realizada na Pinacoteca do Estado_Pina_ em agosto de 2018
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
Imagevisita realizada na Pinacoteca do Estado_Pina_ em agosto de 2018_2
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
Imagevisita realizada na Pinacoteca do Estado_Pina_ em agosto de 2018_3
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
MoMA compra quadro de Tarsila do Amaral
Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S. Paulo, 27 de fevereiro de 2019.
Nota do ICOM Brasil sobre as alterações na gestão do setor museológico do Estado de São Paulo
Doria preserva Guri, mas mantém cortes em outros projetos
João Luiz Sampaio, 01/04/2019 para O Estado de São Paulo.
Governador Dória preserva GURI, mas corte no orçamento ainda põe em risco operação dos principais equipamentos e programas de cultura do governo do Estado de São Paulo
Manifestação da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura, 04/04/2019.
Ato na Avenida Paulista une artistas contra cortes na cultura do Estado de São Paulo
João Luiz Sampaio para O Estado de São Paulo, 07/04/2019.
Para OSs, corte de verbas na cultura põe em risco principais projetos paulistas
João Luiz Sampaio para O Estado de São Paulo, 1/04/2019
Em vídeo, Doria afirma que não haverá cortes na cultura
João Luiz Sampaio para O Estado de São Paulo em 08/04/2019.
34ª BIENAL DE SÃO PAULO ENFATIZA POÉTICAS DA “RELAÇÃO” PARA UNIR INSTITUIÇÕES CULTURAIS DA CIDADE
Site da Fundação Bienal, 02/05/2019.
FUNDAÇÃO BIENAL APONTA CURADOR DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO
Site da Fundação Bienal de São Paulo, 16/01/2019.
CurriculumBeatriz Milhazes
CurriculumThais Rivitti
Atua como crítica de arte e curadora
CurriculumCarlito Contini
MAM-SP: 36ª edição do Panorama da Arte Brasileira promete redefinir o conceito de “sertão”
Exposição bianual do MAM São Paulo acontecerá de 17/08 a 15/11, com curadoria de Júlia Rebouças
FOTOGRAFIA: Diário Contemporâneo abre inscrições para curso com Tadeu Chiarelli
Práticas curatoriais na fotografia é a temática da ação formativa Por Debb Cabral
Os grandes museus entram na política em meio à ascensão do radicalismo
Exposições de arte também fazem a revolução. As grandes instituições internacionais enfrentam as novas realidades e ajustam suas coleções aos debates da atualidade. Alex Vicente para o El País em 24/08/2019.
CIMAM's Annual Conference 2005 | Conferência Anual do CIMAM 2005 in São Paulo: “Museums: Intersections in a Global Scene”
Convidados
Conheça aqui os Professores e Professoras participantes do Curso Exclusivo: O que é Arte? Reunindo curadores, produtores, pesquisadores, artistas e outros profissionais do sistema da arte o curso visa formar e aguçar o senso crítico sobre arte, curadoria, institucionalidade, conservação, mercado, criação, produção, difusão, entre outros assuntos relacionais.
Programação
Confira aqui a programação de encontros e visitas que acontecerão durante o curso entre os meses de Outubro e Novembro de 2019 na cidade de São Paulo
CurriculumJúlia Rebouças
Mercosur Visual Arts Biennial 12 announces curatorial team
Encontro com João Câmara: Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro - Palestrantes:
Marcelo Araujo vai assumir o Instituto Moreira Salles
Redação do jornal O Estado de São Paulo, 18/11/2019
Morre aos 71 anos a colecionadora e socióloga Evelyn Ioschpe
Uma pintura baseada na teimosia e a necessidade de uma antibiografia – Relato crítico sobre o Seminário de João Câmara | Por Arthur L. do Carmo
SANDRA BENITES BECOMES FIRST INDIGENOUS CURATOR TO WORK AT MAJOR ARTS INSTITUTION IN BRAZIL
Masp e Pinacoteca recebem prêmio de R$ 1 mi da casa de leilões Sotheby's
Folha de São Paulo em 8/11/2019.
As melhores exposições de arte de 2019
Lista com as melhores exposições do ano, feita a partir de uma votação aberta ao público via Revista Select.
Arte resistiu à falta de patrocínio em 2019
Por Antonio Gonçalves Filho para O Estado de S. Paulo em 29/12/2019.
Cultura propõe medidas para amenizar a crise do Masp
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo em 15/01/2008.
Como um grupo de empresários salvou o Masp
Por Carlos Rydlewski para a Revista EXAME em 2 nov 2017.
Torre ao lado do Masp passa por embate
MARIO CESAR CARVALHO da Folha de S.Paulo em 28 de setembro de 2005.
A "desmuseulogização" de São Paulo
Revista eletrônica Trópico, por Carlos Alberto Dória.
Como os super-ricos assumiram o controle do mundo dos museus
Folha de São Paulo via The New York Times, por Michael Massing em 12/01/2020.
As bailarinas voltam para casa, de Angélica de Moraes
Revista Bravo via Canal Contemporâneo em 29/05/2006, por Angélica de Moraes.
DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA 34ª BIENAL COM 25 INSTITUIÇÕES PARCEIRAS EM SÃO PAULO
Pinacoteca vai ganhar mais uma sede em 2018
Por Estadão Conteúdo para a Revista EXAME em 23/01/2017.
Pinacoteca oficializa a conquista de novo prédio que sediará a Pina Contemporânea
Por São Paulo São em 14 Junho 2018.
Pinacoteca Conquista Novo Complexo Arquitetônico
Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em 13/06/2018.
Projeto da Nova Pinacoteca Contemporânea de São Paulo
Por João Doria em seu canal do YouTube.
Prefeitura foi negligente em não interditar o Masp, diz promotora
Carolina Farias da Folha Online em 16/01/2008.
Conselho Deliberativo do Masp se surpreende com Promotoria; veja nota
Da Folha Online em 16/01/2008.
Justiça nega interdição e transferência de acervo do Masp
Da Folha Online em 17/01/2008.
Leia íntegra da entrevista com o curador Paulo Herkenhoff
Por Mario Gioia e Silas Martí em 29/01/2008.
Relato Crítico: Encontro com Ivo Mesquita por Amanda Bonan Gusmão
O Encontro com o curador Ivo Mesquita aconteceu no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) no dia 05 de junho de 2019.
O lugar paradoxal do artista dentro da Universidade
Por Sylvia Miguel para o IEA/USP em 17/08/2016.
A virada dos museus de arte em São Paulo
Por Martin Grossmann em março de 2020
Dirigentes Culturais: Justo Werlang
Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 07/07/2017
Concretismo, Razão e Industrialização
Por Cláudia Regina para o IEA/USP em 23/08/2019
Museus órfãos de público criam conteúdo para quem está em casa
Por Clara Balbi para a Folha de S. Paulo em 23/03/2020.
Informativo da Secretaria Estadual de Museus de Santa Catarina: Coronavírus e as instituições museológicas
De portas fechadas, museus apostam em conteúdo digital e receitas alternativas
Por Antonio Gonçalves Filho e André Cáceres para O Estado de S.Paulo em 27/04/2020.
“O pós-corona demandará fortalecimento da ciência, da educação e do fazer artístico”, afirma Eduardo Saron
Por Marcos Grinspum Ferraz para o Arte brasileiros em 28/04/2020.
Entrevistas do Fórum Permanente
distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca
Newsletter enviada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 11/05/2020.
34ª Bienal de São Paulo anuncia mais três artistas e lança endereço virtual
Publicado na Folha de S. Paulo em 12/05/2020.
ImageBusão Pinacoteca
Encuentros en ZOOM 🔛 El desafío de los museos hoy
Fundação PROA
Museus em Quarentena
Por Ana Paula Orlandi para a Pesquisa FAPESP em 25/05/2020.
Coronavírus atropela ano em que artistas indígenas tomariam os museus de SP
Por Clara Balbi para a Folha de S. Paulo em 07/06/2020.
Uma nova onda iconoclasta varre o planeta
Por Leila Kiyomura entrevistando Martin Grossmann na coluna da Rádio USP "Na Cultura o Centro está em toda parte" do dia 17/06/2020.
Rede: Três Centros Culturais na Cidade de São Paulo
A arte em xeque: os desafios do virtual
Por Maria Hirszman para o Arte!Brasileiros em 10 de julho de 2020.
CurriculumBrisa Noronha
Artista brasileira.
Museus, Sescs, cinemas e centros culturais reabrem em São Paulo com a fase verde
Por Eduardo Moura e Laura Lewer para a Folha de S. Paulo em 9/10/2020.
CurriculumRoberta Saraiva Coutinho
Notas para uma arqueologia das exposições com referencia à documenta
As artes indígenas e as culturas de resistência
Relato crítico da mesa de debate “Natureza e Humanidade
Relato Crítico por Brisa Noronha – Eixo Ambiental da Sustentabilidade em Museus”, com Eunice Laroque, Arturo González e Angelica Fabbri Mediadora: Ana Lourdes Costa
Transcrição Lançamento Periódico Permanente n8 a documenta a partir do Futuro.
Relato crítico da mesa “Provocação: Museus para quê? - Eixo Econômico e Ambiental da Sustentabilidade em Museu”
Relato por Marla Rodrigues – “Provocação: Museus para quê? - Eixo Econômico e Ambiental da Sustentabilidade em Museu” integrou a programação do 11º Encontro Paulista de Museus 2020 - Museus, sociedade e crise: do luto à luta. O evento aconteceu no dia 23.11.2020, às 15h e foi transmitido pelo canal SISEM-SP, no YouTube.
A busca pelo acesso pleno aos direitos: quando o tratamento desigual entre os diferentes grupos sociais promove a inclusão e a reparação histórica
Relato Crítico por Erica Ferrari – Um relato para o Encontro Paulista de Museus 2020: mesa ‘Os caminhos da luta por equidade – eixo social da sustentabilidade em museu’
CurriculumGuy Brett
GUY BRETT: ...“constantemente curioso, ser de visão e desinteressado na perspectiva do mercado da arte”.
Morreu em 02 de fevereiro de 2021, aos 78 anos de idade, o teórico, crítico e curador de arte Guy Brett. O britânico teve grande proeminência ao tratar da arte brasileira, atuando de forma a ressaltar sua importância nos ambientes internacionais em que circulava.
Cartographies
CurriculumDaniel Rubim
Enciclopédia Negra
Pinacoteca
Roda de conversa: A importância do Plano de Manutenção nos museus
Pinacoteca, em 16/04/2021.
Entenda como Joseph Beuys, ambientalista e performer radical, mexeu com o Brasil
Carolina Moraes para Folha de S. Paulo, em 11/05/2021.
Cápsula 2 — com Denilson Baniwa — A mátria contra o Estado piromaníaco
Galeria Jaqueline Martins, em 08/05/2021.
Para Paulo Mendes da Rocha, a cidade é uma questão eminentemente política
Nabil Bonduki para Folha de S. Paulo, em 23/05/2021.
Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto que fez da cidade um museu
Anatxu Zabalbeascoa para El País Brasil, em 24/05/2021.
Paulo Mendes da Rocha nos deixou no último domingo, celebramos o seu legado.
Ubu Editora, em 28/05/2021.
Curso online: Exposições de arte indígena e o processo educativo para a nova história do Brasil
Pinacoteca de São Paulo, em 09 de junho de 2021.
1922: MODERNISMOS EM DEBATE - O popular como questão
Pinacoteca de São Paulo, em 28/06/2021.
Pesquisas, políticas públicas e um novo modelo de gestão: o 1º Encontro Paulista e seu contexto efervescente
Ilana Seltzer Goldstein - Relato crítico síntese do 1º EPM
Museus e políticas culturais: um território em disputa
Leonardo da Silva de Assis - Relato crítico síntese do 5º Encontro Paulista de Museus: “A adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a Política Setorial de Museus”
Perspectivas futuras: museus sob a dimensão do luto
Fernanda Lucas Santiago Relato crítico síntese do 11º Encontro Paulista de Museus: “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”
Perspectivas futuras: museus sob a dimensão do luto
Fernanda Lucas Santiago Relato crítico síntese do 11º Encontro Paulista de Museus: “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”
Para que serve o museu e como ele conversa com as necessidades da sociedade?
Posfácio - Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de Museus por Ana Paula Sousa
Introdução - Encontro Paulista de Museus: primeira década
Introdução do livro: Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de Museus
Memórias: Encontro Paulista de Museus
Cecilia Machado - Diretora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo de 2009 a 2010
Uma cobertura crítica de longo alcance: o Fórum Permanente e o Encontro Paulista de Museus
Martin Grossmann Culturador e coordenador do Fórum Permanente Associação Cultural
CurriculumAmanda Moreira Arantes
CurriculumMarcelo Mattos Araujo
princípio ativo: livro/intervalo [uma conversa com rubens mano]
Rama Plataforma
Uma nova onda iconoclasta varre o planeta
Leila Kiyomura para Rádio USP, em 17/06/2020.
1922: MODERNISMOS EM DEBATE - Fotografia e cinema
Pinacoteca de São Paulo, em 22/09/2021.
João Sayad, um economista na cultura
Davidson Panis Kaseker em LinkedIn, em 06/09/2021.
Morre Jaider Esbell, artista indígena estrela da Bienal de São Paulo, aos 41 anos
Folha de S. Paulo, em 02/11/2021.
Governo de São Paulo anuncia importante ampliação da Pinacoteca
Redação Concerto, em 24/11/2021.
ImageGoverno de São Paulo anuncia importante ampliação da Pinacoteca
Virando museu: Transformação de edifícios históricos em espaços culturais
Pinacoteca de São Paulo, em 30/11/2021.
SP anuncia R$ 40 milhões para expansão do Museu da Diversidade Sexual
Portal do Governo, em 06/12/2021.
Transcrição - Mesa de Debate - Intercontinental Academia
Mesa do ciclo de debates acerca da exposição About Academia do artista Antoni Muntadas - Martin Grossmann (moderado) / Mariko Muarata (Japão) / Nikki Moore (EUA) / David Gange (Reino Unido) / Erica Peçanha (Brasil) / Antoni Muntadas
A “Bienal dos Índios” e suas complexidades
Relato crítico da mesa “Correspondências e confluências singulares e coletivas: o percurso da 34ª Bienal Internacional”
Nota de Falecimento - Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, lamenta informar que o seu curador, o artista plástico e escultor Emanoel Araujo, faleceu nesta quarta-feira (7 de setembro de 2022), aos 81 anos.
Emanoel Araújo e a mão negra que talhou o Brasil
Um dos maiores artistas do Brasil, Emanoel Araújo conseguiu demonstrar que o afro-brasileiro poderia ser a chave para entender o país. O Museu Afro-Brasil, que ele criou e dirigiu até o fim da vida, é seu maior legado.
CurriculumEdith Derdyk
CurriculumSonia Guggisberg
ImageCapa do livro da exposição Lygia Clark: da obra ao acontecimento_2006
Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde, a você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006
Uma cronologia para os Museus —de Arte— no Brasil
Esta cronologia para o Museu de Arte no Brasil tem como contraponto o conceito de "anti-museu", elaborado por Martin Grossmann em 1991 no contexto de sua pesquisa de doutorado na Inglaterra (1988-1993) e como referencia direta o documento "uma cronologia para o museu de arte" publicado aqui no site do Forum Permanente. Considera, entre outros aspectos, a particularidade da colonização portuguesa na América do Sul forjada pela transferência da corte do imperador Português Dom João VI de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1807, além dos distintos momentos históricos de um país de dimensão continental desde o século XIX, com as influências do barroco e do neo-clássico europeus, assim como do modernismo e os distintos pós-modernismos. Importante frisar que, assim como no documento "uma cronologia para o museu de arte", a Modernidade é uma importante referencia para essa cronologia, assim como a função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte. Esta cronologia leva em conta também as transformações no design e na arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Foi elaborada por Martin Grossmann nos anos 1990, no contexto da disciplina de graduação da USP (CBD 0247) ministrada na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Cronograma 2023
Entrevistando Isis Baldini
CurriculumCamilla Vitti Mariano
Conservadora-restauradora
REFLEXÕES SOBRE A PRESERVAÇÃO DE MATERIAIS PLÁSTICOS EM ACERVOS ARTÍSTICOS
Entrevistando Camila Vitti
Dentro del museo, el infinito a juicio - Actividades
AVISO 6: 3º relato crítico
DATA DE ENVIO por email: quarta-feira dia 28 de junho até as 23:59.
Bienal de São Paulo divulga lista completa de artistas da próxima edição
Exposição terá 120 nomes, reunindo dezenas de artistas negros, indígenas de vários países e ampla representação trans.
Exposição - Manto em movimento Glicéria Tupinambá
visita a pinacoteca 2018
Curriculum Fernando Limberger
Muntadas no Brasil, 50 anos e lançamento do livro About Academia
Exposições 2025
Aviso 2: 1º relato crítico 2025 [entrega adiada para 16/4]
DATA DE ENVIO por email ([email protected]): dia 16 de abril (4ª feira) até as 23:59.
Sesc Pompeia recebe "Lugar Público" do artista Antoni Muntadas