Plataforma de ação e mediação cultural, operando nacional e internacionalmente, em diferentes níveis do sistema de arte contemporânea. Rede formada pelas parcerias estabelecidas desde 2003 com diversos agentes atuantes nos campos das artes e da cultura, instituições de arte e agências culturais estrangeiras. Interface cultural que se constitui, de forma híbrida e simultanea, como uma ágora, um museu-laboratório, uma revista, um arquivo vivo. Uma "floating.org", organização flutuante, inter-dependente, que se apropria de algumas características de instituições "reais", bem como de "virtuais", e estratégias de ação de diferentes atores do sistema de arte, sejam eles artistas, curadores, o público e outros produtores socio-culturais visando não só potenciá-las mas principalmente motivar o debate, o diálogo e o intercâmbio entre diferentes atores do sistema de arte local e global, desejando assim ampliar as práticas, o pensamento e também a crítica cultural. Esta estratégia visa também tornar o conhecimento e as informações produzidas neste empreendimento transparentes e disponíveis para o público.
O Consulado Geral da Holanda em São Paulo, o Instituto Goethe de São Paulo, Art Unlimited e a Pinacoteca do Estado convidam para a palestra de Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda:
Debatedor: Teixeira Coelho (USP)
Mediação: Martin Grossmann (USP)
Aracy Amaral contextualiza sua proposta de unificação dos museus de São Paulo, pensada no intuito de oferecer condições de maior projeção para nosso patrimônio artístico. Texto publicado na Folha de São Paulo, 1989.
Foto da palestra "Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento" por Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda seguida de debate com Prof. Teixeira Coelho. Realizada na Pinacoteca em 22 de Junho/2004.
Palestrantes Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Paulo Sérgio Duarte (Fundação Ibere Camargo).
Mediação de Martin Grossmann.
Mesa-redonda realizada no Instituto Goethe em 02 de setembro de 2004 com Paulo Sérgio Duarte (Fundação Iberê Camargo), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães) e Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado de S. Paulo), mediada por Martin Grossmann (USP).
O Estado de São Paulo - 04/09/2004 - Maria Hirszman acompanhou o encontro promovido pelo Fórum Permanente, realizado no Instituto Goethe, em que diretores de quatro instituições museológicas do País apresentaram um panorama da situação dos museus brasileiros. Participaram do encontro, que teve como mediador Martin Grossmann, Marcelo Araújo, Moacir dos Anjos, Paulo Herkenhoff e Paulo Sérgio Duarte.Transcrição de artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo
Mesa-redonda realizada no Instituto Goethe em 02 de setembro de 2004 com Paulo Sérgio Duarte (Fundação Iberê Camargo), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães) e Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado de S. Paulo), mediada por Martin Grossmann (USP).
Nosso antigo colaborador Clark Kent testemunha as estratégias de defesa de Julio Neves, então diretor do MASP, em antecipação aos protestos de cinco mascarados juvenis, protegido pelos “tapumes de vidro que atualmente delimitam a fronteira entre museu e população. Até Julio Neves esperava mais da classe artística”.
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passa o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo.
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passa o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo.
O Fórum Permanente, coleta neste espaço, desde o lançamento de seu site em 2004, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passou o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo. A crise deste museu se estendeu por duas décadas, terminando com a mudança em sua presidência em 2014, quando assumiu Heitor Martins, que designou o curador Adriano Pedrosa como diretor artístico.
Como plataforma de reflexão e crítica sobre as questões do museu, o site do Fórum Permanente possui uma Revista que abriga artigos sobre o museu e políticas culturais. O Fórum Permanente convida-o a participar das novidades do site. Comentários sobre o conteúdo da Revista e submissões de artigos serão muito bemvindos. Boa leitura!
Após um relato sobre o museu nos séculos passados, Durval de Lara Filho elenca alguns requisitos para que o museu na contemporaneidade afaste-se, finalmente, do modelo de templo de objetos consagrados. “Se o museu não mais se dirige a especialistas mas ao grande púbico, surge aí uma espécie de assimetria, pois o livre acesso físico ao museu não garante o acesso pleno às obras, visto como entendimento, compreensão e fruição.”
Entrevista realizada com o presidente do MASP, o arquiteto Júlio Neves, que dá seu ponto de vista sobre a crise que o museu passa. Comenta sua candidatura à reeleição.
Crise do MASP: endividado com o INSS e sem prestar contas ao Ministério da Cultura, manifestantes mascarados protestando e a classe artística mostram seu descontentamento com a instituição.
Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo em 02 de outubro de 1997, relata a política adotada por Júlio Neves de que os artistas para exporem no Masp devem pagar os custos da exposição.
Artigo publicado na Folha de S. Paulo relata que a crise no MASP é demonstrada pela diminuição de público e de mostras.
12/04/2004 - Folha de S. Paulo - por Fábio Cypriano
O Ateliê Amarelo é um espaço pronto para ser ocupado por 10 artistas durante um ano. Serão cinco vagas para artistas residentes na cidade de São Paulo e cinco para o interior. É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.
Entrevista realizada com o presidente do MASP, o arquiteto Júlio Neves, que dá seu ponto de vista sobre a crise que o museu passa. Comenta sua candidatura à reeleição.
Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo em 02 de outubro de 1997, relata a política adotada por Júlio Neves de que os artistas paguem para exporem no Masp.
David Sperling, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, discute a atualização da arquitetura do museu por meio da análise das relações entre forma e espaço em dois casos antípodas: o Guggenheim de Bilbao e o MUBE de São Paulo.
David Mitchinson (diretor de acervo e exposições) e Anita Feldman Bennet (curadora) da Henry Moore Foundation participam de evento presencial organizado pelo Fórum Permanente, Goethe Institut, British Council, Pinacoteca do Estado de S. Paulo e Art.Unlimited
Silvia Antibas, diretora do Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Estado da Cultura e Cristina Bruno, do Departamento de Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura, falam ao Fórum Permanente sobre Sistemas de Museus. (Maio/2005)
Toby Jackson é um dos mais renomados arte educadores do mundo e coordena a divisão de Interpretação e Educação da Tate Modern, Londres. Esse evento é uma parceria do Fórum Permanente com o Museu Lasar Segall, a Pinacoteca do Estado e o Centro
Brasileiro Britânico, com o apoio da Vitae e do British Council.
O Seminário é uma realização das Áreas de Ação Educativa do Museu Lasar Segall - IPHAN/MinC e da Pinacoteca do Estado, em parceria com Fórum Permanente, e visa refletir sobre os programas educativos desenvolvidos sob a coordenação de Toby Jackson, há 17 anos na Tate Galery.
O Fórum Permanente com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, da Art Unlimited, da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna tem o prazer de anunciar a oficina de curadoria com Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã e Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente. A oficina pretende reunir curadores, teóricos da arte, artistas e pesquisadores para dois dias de intensa discussão sobre práticas curatoriais para o museu de arte no século XXI. Tendo como referência a teoria e as práticas relacionadas ao Museu de Arte Moderna, bem como seus desdobramentos na contemporaneidade,
pretende-se debater a viabilidade de um projeto de museu ideal em nossos tempos.
Este encontro irá discutir alguns tópicos considerados centrais para o museu e a prática da arte contemporânea, entre outros, o papel do museu da arte, a erosão da esfera pública, a confusão entre a posse e a custódia e a geopolítica do conhecimento.
This was the first critical coverage by the Permanent Forum, a platform for cultural action and mediation that operates nationally and internationally on different levels of the contemporary art and cultural systems (created in 2003). In partnership with the CCE-USP (Center for Electronic Computing at the University of São Paulo) we made, perhaps, the first online webcast of an event that dealt with museums in Brazil. That is, in a pioneering way, the Permanent Forum made it possible to share, in real time, the debates that took place at the Pinacoteca do Estado only for CIMAM's members and guests, in what was the first meeting of this International Committee of Museums and Collections of Modern Art in South America. | Essa foi a primeira cobertura crítica realizada pelo Fórum Permanente. Em parceria com o CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo) fizemos, talvez, a primeira transmissão online (webcast) de um evento que tratava de museus no Brasil. Ou seja, de forma pioneira, o Fórum Permanente possibilitou o compartilhamento, em tempo real, dos debates que ocorreram na Pinacoteca do Estado somente para membros e convidados, nesse que foi o primeiro encontro do CIMAM-Comitê Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna na América do Sul.
Palestra de Toby Jackson (Tate Modern), com a participação de Milú Vilela, Denise Grinspum, Katia Canton, Paulo Portela e Marcelo Araújo. Moderação de Martin Grossmann.
A Pinacoteca do Estado e o Instituto Goethe de São Paulo realizam o ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro". Os encontros ocorrem todo sábado com um convidado: 04 de março até o dia 25 de março. A série, que acontece no Auditório da Pinacoteca do Estado (praça da Luz, nº 2; tel. 3229-9844) com entrada franca, discutirá a obra da artista plástica.
A Pinacoteca do Estado de S. Paulo apresenta um ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro".
Paula Braga identifica pontos de encaixe entre Histórias paralelas e similares a partir de exposição ocorrida na Pinacoteca: “Fica claro que estudar o pop brasileiro exige não só uma referência ao pop norte-americano mas também um mergulho na produção artística que ocorreu em países que, como o Brasil, receberam a influência de Warhol e Lichtenstein durante uma ditadura.”
Em outubro de 2005, durante viagem de estudos e intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe-Institut de São Paulo, Paulo Sérgio Duarte da Fundação Iberê Camargo, Marcelo Araújo, Fernando Cocchiarale e Rejane Cintrão falam ao Fórum Permanente sobre a possibilidade de termos instituições de arte sólidas no Brasil.
Em outubro de 2005, durante viagem de estudos e intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe Institut de São Paulo, Paulo Sérgio Duarte, Marcelo Araújo, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fernando Cocchiarale e Rejane Cintrão falam ao Fórum Permanente sobre a possibilidade de termos instituições de arte sólidas no Brasil.
A revista Número inaugura com a SETE uma série de entrevistas com duplas de críticos, historiadores ou curadores, com o objetivo de refletir sobre e contrapor diferentes modos de atuação, posicionamentos e visões acerca da atividade da crítica, para além dos preconceitos e idéias feitas.
Masp realiza grande mostra de Edgar Degas para recuperar o prestígio do museu em grave crise institucional e financeira e pavimentar (re)eleições na instituição. As principais atrações são as esculturas do acervo, paradoxalmente pouco exibidas no país.
Passando por uma grave crise financeira, Masp promove a mostra “Degas: O Universo de um Artista” para tentar resgatar o prestígio e visitantes ao museu.
SÃO PAULO - Um mês depois da última reunião do seu Conselho Deliberativo, conforme antecipou a reportagem de O Estado de S. Paulo, foi escolhido um curador para o Museu de Arte de São Paulo. A escolha foi uma exigência dos conselheiros, insatisfeitos com a concentração das decisões nas mãos do presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves. Veja a repercussão da notícia.
O MuBE há muito tempo vem sendo chamado de Museu Brasileiro de Eventos! A sua missão como museu brasileiro de esculturas, salvo raros momentos, nunca recebeu os investimentos intelectual, cultural e econômico necessários. Assim como o MASP, o MuBE precisa também ser resgatado, com esforços conjuntos da sociedade civil, da comunidade artística e do poder público.
MESA 1 - TEMA : Mediação para jovens em Museus - Apresentação em PDF - 475 kb(necessita do Adobe Reader
http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html)
Em outubro de 2005 foi realizada uma viagem de estudos e de intercâmbio cultural à Alemanha promovida pelo Goethe Institut de São Paulo. Um grupo de especialistas brasileiros, formado por Fernando Cocchiarale (MAM-RJ), Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP), Lisette Lagnado (Bienal de São Paulo), Marcelo Araújo (Pinacoteca), Martin Grossmann (Fórum Permanente / USP), Paulo Sérgio Duarte (Instituto Ibere Camargo), Rejane Cintrão (MAM-SP) acompanhados por Joachim Bernauer (Goethe Institut- SP)e Tereza de Arruda (curadora brasileira residente em Berlin)visitou museus, galerias e centros de arte em Munique, Berlin, Leipzig, Kassel, Colônia, Bonn, Düsseldorf e Frankfurt. As imagens contidas nessa pasta foram tiradas nessa viagem de 10 dias (16 a 27 de outubro)
Da direita para a esquerda (do topo para baixo):
René Block (diretor da Kunsthalle Fridericianum), Joachim Bernauer (Goethe Institut-SP), Marcelo Araújo (Pinacoteca), Fernando Cocchiarale (MAM-RJ), Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP), Tereza de Arruda (curadora independente), Lisette Lagnado (Bienal de São Paulo), Martin Grossmann (Fórum Permanente), Ulrike Gross (diretora Kunsthalle Düsseldorf), Rejane Cintrão (MAM-SP)
Foto da palestra "Justapondo e combinando obras de arte: tarefa para um olhar aguçado (não muito influenciado pelo conhecimento" por Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda seguida de debate com Prof. Teixeira Coelho. Realizada na Pinacoteca em 22 de Junho/2004.
Martin Grossmann, Maarten Bertheux e Ivo Mesquita durante o segundo dia da oficina de curadoria "museu ideal" na Estação Pinacoteca (Pinacoteca do Estado de São Paulo em 18 de novembro de 2005
Pasta contendo fotos da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios da cidade de São Paulo projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, construído de 1897 a 1900. Passa a abrigar a Pinacoteca em 1910 que ocupa integralmente o prédio apenas em 1989. Na gestão de Emanoel Araújo passa por uma reforma integral (de 1993 até fevereiro de 1998. O projeto da reforma é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com o qual ganhou o prêmio Mies van der Rohe de arquitetura em junho de 2000. Fotos de 2005 e 2023 por Martin Grossmann
Sala do acervo da Pinacoteca dedicada ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850 - 1899) no 1o andar, após reforma de 1998. Em primeiro plano está uma das obras mais conhecidas do artista: "Caipira Picando Fumo" (1893)
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Átrio com obra da artista francesa Niki Saint Phalle (1930-2002). Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Detalhe da arquitetura no 1o andar do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Entrada principal da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Espaço de exposição permanente de esculturas do acervo no 1o andar da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Fachada lateral da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Pórtico de entrada da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998 sob a direção de Emanoel Araújo e projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Pórtico de entrada da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista de corredor no 1o andar com esculturas do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Escada do interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. O octógano é hoje utilizado como espaço para obras site-specific produzidas por artistas contemporâneos. Nesse caso, trata-se de uma obra de Guto Lacaz.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Ponte e elavador no 1o andar, com vista transversal do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Pontes vista de janela interna localizada no térreo do prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Pontes internas no térreo e no 1o andar o Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista de sala no 1o andar dedicada a obras concretas e neo-concretas de artistas brasileiros pertencentes ao acervo. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista de sala no 1o andar dedicada à exposição de acervo. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista de sala de retratos pertencentes ao acervo no 1o andar. Museografia revisitada dos séculos XVIII e XIX. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista do átrio no 1o andar no interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista lateral da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, orientada pelo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo.
Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Vista de sala no 1o andar dedicada ao artista brasileiro Willys de Castro (1926 - 1988). Inaugurada em 2001, a Sala Willys de Castro na Pinacoteca do Estado apresenta 43 obras do artista, entre desenhos, gravuras e pinturas doadas à instituição pelo artista Hércules Barsotti. Prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo após reforma de 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Projeto original (1897-1900) do arquiteto Ramos de Azevedo. Imagem de Martin Grossmann, março de 2005
Encontro com o artista Jürgen Partheimer na Pinacoteca do Estado.
A mesa-redonda com Jürgen Partenheimer, um dos artistas alemães de maior projeção internacional de sua geração, o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, Klaus Schrenk, diretor do Staatliche Kunsthalle Karlsruhe, e a moderação do curador da Pinacoteca, Ivo Mesquita, debate obra do artista, o diálogo que ela estabelece com museus e outros espaços para a arte, bem como as residências que ele fez em São Paulo e em Roma
A cidade de São Paulo passa por um período em que se discutem questões sobre novos espaços para museus. Frente às polêmicas sobre o MuBE e o MASP em relação a sua administração, assim como a ampliação de espaços para o MAM, o MAC e a Pinacoteca, este tópico reúne matérias que tratam os assuntos com uma visão mais panorâmica.
Esta página reúne textos de apresentação, relatos e vídeos dos eventos relacionados à Documenta 12 (Kassel, Alemanha, 2007) no Brasil, além de reunir textos críticos sobre a exposição
palestra do curador da 11a Documenta de Kassel, Roger Buergel, no encontro anual do CIMAM realizado na Pinacoteca do Estado, em São Paulo em novembro de 2005, centrado na temática: "Museums: Intersections in a Global Scene"
Vista do Octógono da Pinacoteca, durante a produção da instalação "Contaminação", de Joanna Vasconcelos, em fevereiro de 2008. Fotografia de Clóvis França.
Ilana Seltzer Goldstein – Relato da mesa A imagem dos museus: visões e propostas OU Investimento social privado em cultura: visões e propostas, 24/06/2010
Por Julia Buenaventura de Cayses – Relato da abertura do 2º Encontro Paulista de Museus e das conferências de Carme Prats e Gilberto Dimenstein, 22/06/2010
O ponto de partida é a tese de doutorado Museum Imaging, Modelling Modernity, defendida em 1993 na Liverpool University e o campo de aplicação mais recente, além do Fórum Permanente, foi o Centro Cultural São Paulo, onde desenvolveu-se, entre 2006 e 2010, um programa institucional influenciado, em grande parte, pelo entendimento e pelas idéias e situações que são apresentadas e debatidas neste texto
Martín Grossmann dirige el gigantesco espacio de artes financiado por el estado paulista, que en el año que se va fue visitado por 800 mil personas. Entre sus desafíos está atraer familias y lograr una mayor vinculación de la alta cultura con la popular. (por Judith Savloff)
Por Julia Buenaventura – Relato da Abertura do III Encontro Paulista de Museus –Fernando Leça, Carlos Augusto Calil, Márcio Chagas, Andrea Matarazzo, Claudinéli Moreira Ramos– e da Primeira Mesa do evento: Articulando territórios pela via do patrimônio cultural –Andrea Matarazzo, Carlos Alberto Tavares de Toledo e Caio Luiz de Carvalho; Claudinéli Moreira Ramos, mediadora.
Texto originalmente apresentado em inglês [ "Seduction and Critique: Art and Architecture"] em palestra proferida no Vleeshal - Espaço para Arte Contemporânea em agosto de 2001 em Middelburg, Holanda. Publicado em espanhol ["Seducción y Crítica; Arte y Arquitectura en Brasil"] pela revista Sublime, Barcelona, v. 3, n. 1, p. 18-23, 2003.
Aracy Amaral questiona o poder de impacto das produções artísticas em exposição na cena da arte contemporânea, tendo por base algumas exposições, como a da coleção do Museu Astrup Fearnley, ocorrida na Fundação Bienal: “Haveria algo para se surpreender do que é apresentado?”.
Este artigo de Carola Barrios parte do questionamento de Valerie Fraser sobre a falta de um museu de arte em Brasília: “a análise pretende fornecer um quadro crítico sobre o museu em sua dupla condição expositiva: como espaço discursivo para a exibição, e como dispositivo arquitetônico para o consumo urbano, o que significa considerar o museu não apenas como um continente-contentor, mas como uma estrutura racional do pensamento moderno a se concretizar no espaço urbano.”
Crítica de Laymert Garcia dos Santos sobre a exposição de Jürgen Partenheimer ocorrida na Pinacoteca do Estado, em que analisa o diálogo entre a cidade e as percepções de São Paulo de que nascem seus desenhos: “Não se trata, evidentemente, de uma cidade qualquer [...]. A rigor, já nem se trata mais de uma cidade”.
Walter Zanini (direita) conversando com o artista catalão Antoni Muntadas em uma das salas de sua exposição "Informação /Espaço / Controle" realizada na Estação Pinacoteca de São Paulo de 26 de fevereiro a 8 de maio de 2011 (foto de Andrea Nacach)
O que seria do sistema da arte do Brasil sem o Professor Walter Zanini? Muito além das ideologias e das almejadas revoluções, Zanini orquestrou transformações fundamentais nas estruturas da arte e da cultura neste lado do mundo. Induziu e conduziu, com suas reflexões e operações críticas, criativas e liberais (da liberdade), a modelagem coletiva de um sistema da arte contextual na vanguarda de um mundo conectado, globalizado. Um grande historiador da arte, nosso primeiro curador e também um gestor em toda a sua potência. Seu legado é infinito pois inefável e incalculável.
This event in São Paulo, just after the 23rd ICOM's General Conference in Rio de Janeiro, brought together, for the first time, ICOM's members of the Global South.
Por Anny Christina Lima – Relato sobre a última mesa do 5º Encontro Paulista de Museus, intitulada "Contribuições Temáticas para a elaboração da Política Estadual de Museus - Educação em Museus"
A Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT realizará dia 10 de fevereiro de 2014 a segunda edição do Leilão ABACT com obras de renomados artistas e lances iniciais 30% abaixo do valor de mercado.
Projeto Igreja Segura – Igreja Aberta (Portugal) - Leonor Sá (Museu Judiciário em Portugal)
O caso do Arquivo Nacional – Vitor Manoel Marques da Fonseca
Os desafios e caminhos da Pinacoteca do Estado para a proteção do patrimônio cultural – Marcelo Mattos Araújo
O socorro às instituições em casos de emergências – Comitê Paulista do Escudo Azul - Teodora Carneiro
Coordenação: Marcelo Mattos Araújo
25 de novembro de 2009
Marilúcia Bottalo (Museóloga e Membro do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado)
Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH-USP)
Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE-USP) - 26 de novembro de 2010
Luis Camillo Osorio [Curador, MAM RJ]
Marcelo Araújo [Diretor da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo]
Tadeu Chiarelli [Diretor MAC USP]
Maria Hirszman [Jornalista O Estado de S.Paulo] 13 de maio 2011
Por Ilana Seltzer Goldstein
A mesa "Colecionismos do contemporâneo no Brasil", realizada na manhã do dia 22 de agosto, no âmbito do Workshop “A virada global na arte contemporânea”, colocou lado a lado um representante de um museu privado – Jochen Volz, curador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim - e dois representantes de um museu público – Marcelo Araújo e Taísa Palhares, respectivamente diretor e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Emergiram no debate convergências e diferenças entre as duas instituições e ficou claro que, tanto no setor público, como no setor privado, têm ocorrido, no Brasil, avanços notáveis na maneira de os museus lidarem com suas obras e seus públicos. Tanto em Inhotim, como na Pinacoteca, destaca-se a tentativa de fazer a produção dos artistas brasileiros dialogar com a arte internacional e vice-versa. A seguir, encontram-se resumidas as intervenções de cada um dos participantes, para, no final, tecerem-se algumas considerações sobre a importância da mediação cultural.
Por Carlos Eduardo Riccioppo – Relato sobre a palestra com Iain Watson (Diretor do Tyne & Wear Archives and Museums), realizada no Auditório do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, na quinta-feira, dia 25/06/2015, das 9h30 às 10h30, sob o tema “Educação em museus e acessibilidade cultural”, dentro da Programação do 7º Encontro Paulista de Museus
por Carlos Eduardo Riccioppo – Relato da mesa “Educação em museus e acessibilidade cultural”, no 7º Encontro Paulista de Museus, realizada no Auditório do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, que contou com exposições de Milene Chiovatto (da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Daina Leyton (do MAM-SP), com mediação de Amanda Tojal (COREM 4ª Região). Os diálogos partiram de uma indagação acerca do sentido que o pleito de “acessibilidade cultural” vem adquirindo nas últimas décadas, suspeitando dos enganos acerca das noções de cultura e educação que subjazem a ele.
Uma cronologia para o Museu de Arte tendo como contraponto o conceito de "anti-museu". Considera, entre outros aspectos: sua genealogia e história; sua relação com diferentes momentos da Modernidade; sua função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte; bem como importantes transformações no design e arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Leva em conta também a arte contemporânea relacionada aos epistemes da Modernidade.
Cronologia elaborada por Martin Grossmann em sua Tese de Doutorado (PhD) defendida em 1993 na University of Liverpool, Reino Unido.
Relato crítico desenvolvido no contexto do II Seminário Diálogos em Educação e Museu | Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo | 27.10.2015 | Auditório da Estação Pinacoteca | Conferência Do conhecimento à narrativa e à ação: construindo narrativas nos museus de hoje | Lisa Roberts (EUA)
Relato crítico desenvolvido no contexto do II Seminário Diálogos em Educação e Museu | Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo | 29.10.2015 | Auditório da Estação Pinacoteca | Os museus podem contribuir para a igualdade e mudar a vida das pessoas? | Eithne Nightingale (Reino Unido).
Relato crítico da palestra Museus participativos e relacionais com a comunidade e seu território por Silvia Alderoqui (Argentina). II Seminário Internacional Diálogos em Educação e Museu - Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Relato crítico da palestra O museu como dispositivo pedagógico para a construção de convivências, por Lucía Gonzalez (Colômbia). II Seminário Internacional Diálogos em Educação e Museu - Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 28/10, quarta-feira, das 9h40 às 11h20
This meeting brought together curators, artists and other important players from the Contemporary Art world and also from the main institutions that hold post- graduate courses on curatorship, such as De Appel and the Royal College of Art.
Relato produzido para o Fórum Permanente a partir da palestra "A curadoria no campo expandido: pós-institucionalismo?", ocorrida no Centro Cultural São Paulo, na noite do dia 22 de novembro, proferida por Ann Demeester, diretora do De Appel Arts Centre (Amsterdam), mediada por Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente e debatida por Ana Maria Tavares, artista e professora do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.
Relato crítico do debate “Mediação Cultural e seus Processos de Tradução”, por ocasião do lançamento da revista Periódico Permanente #6 - Mediação Cultural, ocorrido no Instituto de Estudos Avançados da USP, em 13/09/2016”
Em entrevista inédita realizada pelo Fórum Permanente em 17 de dezembro de 2009, o historiador, crítico de arte e curador Walter Zanini fala sobre sua formação internacional em arte, sua experiência como docente da FFLCH-USP, da FAAP e da ECA-USP, como diretor do MAC-USP —constituindo as bases conceituais e curatoriais do primeiro museu do Brasil dedicado à arte contemporânea— bem como sobre sua atuação como curador de duas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo que transformaram as bases epistemológicas, dessa que é uma instituição central no sistema da arte contemporânea no Brasil. A introdução da curadoria no Brasil por Zanini também é exposta e problematizada nessa entrevista.
O terceiro encontro da série “Mesas-Redondas em Conservação e Restauração” foi dedicado à reflexão sobre a conservação de obras em trânsito, com foco no empréstimo de obras para exposição.
A exposição que se inicia em 18 de agosto de 2018 na Pinacoteca de São Paulo, aborda uma lacuna na história da arte ao dar visibilidade à surpreendente produção, realizada entre 1960 e 1985, de mulheres residentes em países da América Latina, além de latinas e chicanas nascidas nos Estados Unidos.
Após dois anos no cargo, Marcelo Mattos Araújo entregou o cargo de Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, vinculado O MinC-Ministério da Cultura, na última sexta-feira, 31 de agosto de 2018. Marcelo anteriormente, foi Secretario da Cultura do Estado de São Paulo, Diretor da Pinacoteca e Diretor do Museu Lasar Segall.
O MuBE há muito tempo vem sendo chamado de Museu Brasileiro de Eventos! A sua missão como museu brasileiro de esculturas, salvo raros momentos, nunca recebeu os investimentos intelectual, cultural e econômico necessários. Assim como o MASP, o MuBE precisa também ser resgatado, com esforços conjuntos da sociedade civil, da comunidade artística e do poder público.
Breve descrição da natureza, missão, objetivos do Fórum Permanente que apresenta também, sinteticamente, alguns eventos e as atividades desenvolvidas pela plataforma desde seu lançamento em 2003.
Diretor do Lasar Segall (2018 a _____), ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo / origem da imagem: http://www.museus.gov.br/museu-da-republica-e-museu-lasar-segall-tem-novos-diretores/
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
disciplina Introdução à Museologia, ofertada sempre no 2º semestre de cada ano letivo pelo Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP
Exposições de arte também fazem a revolução. As grandes instituições internacionais enfrentam as novas realidades e ajustam suas coleções aos debates da atualidade. Alex Vicente para o El País em 24/08/2019.
Conheça aqui os Professores e Professoras participantes do Curso Exclusivo: O que é Arte? Reunindo curadores, produtores, pesquisadores, artistas e outros profissionais do sistema da arte o curso visa formar e aguçar o senso crítico sobre arte, curadoria, institucionalidade, conservação, mercado, criação, produção, difusão, entre outros assuntos relacionais.
Relato Crítico por Brisa Noronha – Eixo Ambiental da Sustentabilidade em Museus”, com Eunice Laroque, Arturo González e Angelica Fabbri
Mediadora: Ana Lourdes Costa
Relato por Marla Rodrigues –
“Provocação: Museus para quê? - Eixo Econômico e Ambiental da Sustentabilidade em Museu” integrou a programação do 11º Encontro Paulista de Museus 2020 - Museus, sociedade e crise: do luto à luta. O evento aconteceu no dia 23.11.2020, às 15h e foi transmitido pelo canal SISEM-SP, no YouTube.
Relato Crítico por Erica Ferrari – Um relato para o Encontro Paulista de Museus 2020: mesa ‘Os caminhos da luta por equidade – eixo social da sustentabilidade em museu’
Morreu em 02 de fevereiro de 2021, aos 78 anos de idade, o teórico, crítico e curador de arte Guy Brett. O britânico teve grande proeminência ao tratar da arte brasileira, atuando de forma a ressaltar sua importância nos ambientes internacionais em que circulava.
Leonardo da Silva de Assis -
Relato crítico síntese do 5º Encontro Paulista de Museus: “A adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a Política Setorial de Museus”
Mesa do ciclo de debates acerca da exposição About Academia do artista Antoni Muntadas - Martin Grossmann (moderado) / Mariko Muarata (Japão) / Nikki Moore (EUA) / David Gange (Reino Unido) / Erica Peçanha (Brasil) / Antoni Muntadas
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, lamenta informar que o seu curador, o artista plástico e escultor Emanoel Araujo, faleceu nesta quarta-feira (7 de setembro de 2022), aos 81 anos.
Um dos maiores artistas do Brasil, Emanoel Araújo conseguiu demonstrar que o afro-brasileiro poderia ser a chave para entender o país. O Museu Afro-Brasil, que ele criou e dirigiu até o fim da vida, é seu maior legado.
Esta cronologia para o Museu de Arte no Brasil tem como contraponto o conceito de "anti-museu", elaborado por Martin Grossmann em 1991 no contexto de sua pesquisa de doutorado na Inglaterra (1988-1993) e como referencia direta o documento "uma cronologia para o museu de arte" publicado aqui no site do Forum Permanente. Considera, entre outros aspectos, a particularidade da colonização portuguesa na América do Sul forjada pela transferência da corte do imperador Português Dom João VI de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1807, além dos distintos momentos históricos de um país de dimensão continental desde o século XIX, com as influências do barroco e do neo-clássico europeus, assim como do modernismo e os distintos pós-modernismos. Importante frisar que, assim como no documento "uma cronologia para o museu de arte", a Modernidade é uma importante referencia para essa cronologia, assim como a função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte. Esta cronologia leva em conta também as transformações no design e na arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Foi elaborada por Martin Grossmann nos anos 1990, no contexto da disciplina de graduação da USP (CBD 0247) ministrada na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).